•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Paraná Fala Idiomas promove workshop com especialista dos EUA para capacitar professores universitários em Inglês como Meio de Instrução

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por meio do Programa Paraná Fala Idiomas/Inglês, realizou entre os dias 17, 18 e 19 de fevereiro, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, um workshop exclusivo sobre EMI – Inglês como Meio de Instrução. O evento é conduzido pela especialista norte-americana Susan Meiki e tem como objetivos preparar docentes universitários para ministrar disciplinas em inglês e elaborar um plano para institucionalizar o programa em nível estadual, consolidando o Paraná como referência na área.

O conceito de EMI se refere à utilização do inglês no ensino de disciplinas acadêmicas em contextos onde não é a língua nativa dos estudantes. A prática amplia o acesso ao conhecimento, fomenta um ambiente multicultural e fortalece a cooperação acadêmica internacional.

Segundo a coordenadora local do Paraná Fala Idiomas e docente da Unioeste, Isis Ribeiro Berger, “esse é um dos caminhos possíveis para que se fomente uma política de educação linguística nas nossas universidades”.

O workshop contou com a participação de representantes dos escritórios de internacionalização das universidades, coordenadores do Programa Paraná Fala Inglês, membros do colegiado de Letras-Inglês e professores de diferentes áreas estratégicas da Unioeste e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

A coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARI) da Unioeste, Naiani Borges Toledo, destacou a importância do workshop para a internacionalização da universidade. “Nós sabemos que um dos focos para poder internacionalizar precisamos capacitar os nossos professores para poder ministrar melhor aulas em inglês. Para os nossos alunos também conseguirem se comunicar melhor. Isso vai com certeza engrandecer a nossa instituição e abrir mais as portas ainda para a nossa internacionalização.”, afirma.

Para a especialista em EMI, Susan Meiki, o inglês é o principal idioma usado para colaboração e comunicação em pesquisa e desenvolvimento, devido a acessibilidade aos smartphones. “O inglês é o caminho para a internacionalização, já que estamos ficando cada vez mais próximos por causa da internet e o inglês é a língua que todo mundo está usando”, defende.

As atividades ocorreram também em Curitiba (10, 11 e 12 de fevereiro) e Maringá (13 e 14 de fevereiro). Em Curitiba, o workshop reuniu professores da UNESPAR e da UEPG; em Maringá, participam docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Assessoria de Comunicação Social

Mohammad Ali Fayad

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.