•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Cascavel: Liga Acadêmica de Periodontia da Unioeste oferece atendimento especializado a pacientes sistêmicos

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, tem se destacado na promoção da saúde bucal por meio do projeto de extensão da Liga Acadêmica de Periodontia (LAPERIO). O programa oferece atendimento especializado a pacientes com doenças sistêmicas, como diabetes, hipertensão, cardiopatias, fumantes e dependentes químicos que necessitam de acompanhamento odontológico diferenciado. O projeto, vinculado ao curso de Odontologia, tem como objetivo aliar ensino, pesquisa e assistência à comunidade, proporcionando tratamento qualificado e formação prática aos acadêmicos.

A LAPERIO atende nas terças e quintas-feiras, pacientes encaminhados por Unidades Básicas de Saúde e pelo próprio ambulatório de Odontologia da Unioeste. Antes do início do tratamento, cada paciente passa por uma avaliação detalhada. A estudante Julia Vitória Pires, integrante do projeto, destaca a relevância de participar da iniciativa. “Participar da liga de periodontia tem sido enriquecedor, tanto em conhecimento adquirido quanto em compartilhar momentos de aprendizado e parceria com os professores e os demais ligantes. Além do conhecimento que ganhamos, temos mais autonomia no atendimento o que lá na frente com certeza fará diferença”, afirma.

De acordo com o coordenador do projeto, Prof. Carlos Nassar, a relação entre doenças sistêmicas e a saúde bucal torna essencial um atendimento especializado. “Uma adequada saúde bucal é essencial para a saúde dos pacientes, pois sua falta pode impactar negativamente em condições sistêmicas, como a diabetes mellitus, artrite reumatoide, doenças cardiovasculares e obesidade. Nos pacientes portadores de doenças sistêmicas, para o atendimento odontológico, deve-se ter o conhecimento da patologia presente, bem como os tipos de medicações utilizadas pelo paciente quando necessário, assim como os cuidados anteriores, durante e após as consultas do tratamento”, explica.

A professor do curso de Odontologia da Unioeste, Patrícia Oehlmeyer Nassar, menciona sobre o auxílio aos pacientes sistêmicos na questão odontológica. “O projeto visa orientar o paciente com relação existente entre a condição sistêmica e a saúde odontológica, pois uma pode influenciar negativamente na outra. O objetivo é mostrar também a esse paciente que ele precisa ter um cuidado especial na saúde bucal”.

O projeto também tem um forte impacto na formação dos futuros profissionais, preparando-os para lidar com casos complexos e aprimorar suas habilidades clínicas. O estudante Mateus Pacer de Lima, ressalta que atender pacientes sistêmicos é um grande desafio e uma ótima experiência. “No quesito profissional me ajuda e muito, aprendi técnicas na periodontia que me diferenciam no mercado de trabalho, aumentaram o meu leque de opções fora da faculdade. Além de claro, o projeto abre as portas para a pós-graduação”, diz.

“Para mim participar do projeto é uma experiência única. Estou nele desde que foi criado, então já é uma parte de quem eu sou aqui na Universidade e agora como presidente sinto um carinho ainda maior em poder ajudar mais. O projeto abriu um leque de um mundo cheio de aprendizado, trocas de conhecimento e descobertas do que gostamos de fazer. É um aprendizado que vai além da teoria, que toca o coração. Sentir que estamos contribuindo para a sociedade, ajudando a resolver problemas e levando soluções que podem transformar realidades, nos dá uma sensação de pertencimento e propósito. Cada projeto de extensão é uma oportunidade de crescer, de se abrir para novas perspectivas e de entender que o conhecimento, quando compartilhado, se multiplica”, enfatiza a estudante Marieli Poncio de Oliveira.

Assessoria de Comunicação Social
Alexsander Marques

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.