Projetos da Unioeste ganham destaque nacional em 37ª edição do Show Rural
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste – apresentou durante os cinco dias da 37ª edição do Show Rural Coopavel, 20 projetos da Instituição aos visitantes da maior feira agrotecnologia da América Latina. Passaram pela feira mais de 405 mil pessoas de todos os estados do Brasil, além de outros países.
O coordenador da Unioeste no Show Rural, Victor Hugo Junior, disse que este é o quarto ano que a Unioeste participa do evento. “É uma oportunidade de mostrar um pouco do que os cinco campi fazem dentro da Universidade nas áreas de tecnologia, ciência e inovação. Abrimos um espaço junto à Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Fundação Araucária para também apresentar ao máximo de pessoas o trabalho desenvolvido por nossos professores, acadêmicos e técnicos”, explicou.
Douglas Cardoso Dragunski, é diretor de pesquisa da Unioeste e lembrou que muitas vezes a comunidade não tem acesso aos projetos desenvolvidos na Universidade, por isso estar na feira aumenta a visibilidade de tantos projetos importantes para a área rural e a comunidade em geral.
A participação da Unioeste no Show Rural permite aos acadêmicos, transformar vivência em conhecimento. O acadêmico de Agronomia, Gabriel Zavadzki, lembrou que “como aluno é uma oportunidade de ter mais conhecimento e ter acesso a outros projetos. Além de ser enriquecedor para o projeto, permite trocar experiência com outros professores, acadêmicos e visitantes da feira”.
A acadêmica Engenharia Química, Nathany Caramori, faz parte de um projeto que transforma os resíduos da agroindústria em produto de valor agregado e ela disse que participação da Unioeste no evento foi enriquecedora. “Foi muito gratificante ver que a Universidade, o governo e as empresas nos dão apoio e a pesquisa é de fato aplicada”, afirmou Nathany .
Durante os cinco dias de evento, o estande da Unioeste também foi usado para assinar convênios importantes para a Universidade. Entre eles a entrega de um cheque no valor de R$ 6,5 milhões para investimento em 15 projetos aprovados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. “São projetos importantes junto com empresas e poder público que trarão resultados fantásticos para a sociedade. São pesquisas que resolvem problemas existentes em empresas e poder público”, destacou Alexandre de Almeida Webber, reitor da Unioeste.
Além disso, importantes termos de cooperação foram assinados durante o evento. “Desenvolvemos projetos arquitetônicos para as obras da Universidade. A Unioeste também é responsável por alguns projetos para pequenas cidades e assessora obras para captação de recursos públicos. E durante a feira, foi assinado o termo de cooperação para por meio da Projetec para que possamos entregar o projeto da nova sede do Instituto de Desenvolvimento Rural em Toledo” lembrou Alexandre.
Texto: Liliane Dias