Unioeste: Estudantes do campus Cascavel conquistam segundo lugar no Hackathon Show Rural Digital 2025
Os estudantes Vinicius Marsaro e Heloisa Siebeneichler dos cursos de Engenharia Agrícola e Ciência da Computação, respectivamente, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, alcançaram o pódio durante o Hackathon Show Rural Digital 2025, uma maratona para desenvolvimento de programas que buscam a resolução de problemas da cadeia de agronegócios.
A equipe Halev/Han Solo, criou um projeto para Aplicativo Software Mobille, onde oferece ao produtor rural uma maneira mais prática de visualização de zonas onde apresenta deficiência nutricional no solo, mostrando em Mapa onde tem essa certa dependência, a fim de garantir uma Aplicação com Taxa Variável (ATV), não gastando em excesso com insumos agrícolas e deixando uma área mais normalizada para garantir uma sustentabilidade, evitando assim gastos e tornando a área mais produtiva.
Para o estudante Vinicius Marsaro, participar da competição foi uma honra. “Creio que temos muito que mostrar enquanto Unioeste, e que agora temos apoio para isso, e quanto ao projeto desenvolvido estamos encaminhando para se tornar algo palpável. O desafio onde ficamos mais de 36 horas acordados, o clima de ter os rivais do lado, a falta de sono, e o desgaste mental é o que realmente pesa nesse estilo de desafio, mas saímos com os louros na cabeça e é isso que mais importa”, diz.
Heloisa Siebeneichler é aluno do primeiro ano do curso de Ciência da Computação da Unioeste e menciona que no início foi muito desafiador participar da competição. “Foram dois dias praticamente sem dormir nada, com muito foco e esforço e dando tudo de mim. Mas valeu muito a pena, não somente pelo pódio, mas também por todo o aprendizado que tive durante todo o processo. Foi uma experiência incrível, da qual eu sou muito grata por ter tido a oportunidade de participar”.
A equipe Halev/Han Solo também foi formada pelos estudantes Lucas Martins e Alessandra Genocchio do curso de Engenharia de Software da FAG.
O Hackathon Show Rural Digital 2025 contou com a participação da docente do curso de Zootecnia, campus Marechal Cândido Rondon, Maximiliane Zambon e o estudante da Pós-Graduação em Zootecnia da Unioeste, Eduardo Benitez na equipe Coalhada Game.
Assessoria de Comunicação Social
Alexsander Marques