•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Show Rural: Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior repassa R$ 6,5 milhões para 15 projetos da Unioeste

Dia movimentado no estande com reuniões, presença do secretário Aldo Bona, homenagem às mulheres cientistas e assinatura de cooperação técnica para projeto do IDR-Paraná, em Toledo

Nesta terça-feira (11), no Espaço Ciência da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Show Rural Coopavel, foi entregue um cheque simbólico para 15 projetos da Instituição, aprovados pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Seti. O valor de R$ 6.599.635,00 será repassado para a aplicação em projetos de cooperação no Paraná.

“Espero que esses 15 projetos sejam bem conduzidos pela Agência de Inovação da Unioeste (AGEUNI) e que consigamos resultados de todos os projetos, pois teremos iniciado um caminho que irá mudar a pesquisa no país. Acredito muito no protagonismo do Paraná”, enfatizou o secretário da SETI, Aldo Nelson Bona.

Para o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, a Universidade nunca esteve tão à disposição para as demandas da sociedade. “A Instituição é fruto da luta de uma sociedade e a população tem que perceber o papel da Universidade pública, gratuita e de qualidade, e cada projeto possibilita o desenvolvimento e evolução para o nosso município e Estado”, diz.

“A AGEUNI tem um papel fundamental de trazer a associação entre as empresas, sociedade e a Universidade, pois além de trazer conhecimento acaba agregando soluções para as empresas, ajudando a trazer soluções inovadoras”, expõe o coordenador da empresa Sooro Renner, Peterson Vasconcellos Zequi.

Também participaram do evento a diretora executiva da Agência de Inovação e coordenadora da AGEUNI Unioeste, Maria da Piedade de Araújo, os diretores dos cinco campi da Instituição e representantes das empresas parceiras dos projetos.

Termo de Cooperação: IDR-PR e Unioeste

Na ocasião, foi assinado também o Termo de Cooperação para elaboração de projeto para a nova sede da Unidade Regional do IDR-Paraná, de Toledo que será realizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, através dos engenheiros da Diretoria de Planejamento Físico.

Homenagem às mulheres cientistas

Durante a programação desta terça-feira (11), por iniciativa da Assessoria de Comunicação Social da Unioeste foi celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Na ocasião, as pesquisadoras presentes no estande da Universidade no Show Rural 2025, foram homenageadas com um kit comemorativo.

O objetivo do dia 11 de fevereiro é conscientizar a sociedade de que a ciência e a igualdade de gênero devem caminhar juntas. No Paraná, essa data é oficializada pela Lei Estadual 21.855, de 2023, que institui o Dia de Mulheres e Meninas na Ciência no estado.

A Unioeste conta com 268 bolsistas de pesquisa mulheres e 145 orientadoras de projetos. Do total de 278 grupos de pesquisa, 131 são liderados por mulheres. E existem 178 projetos cadastrados na Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, deste 89 são coordenados por mulheres.

Uma das homenageadas presentes é Ana Alix Mendes de Almeida Oliveira, docente há 21 anos do curso de Zootecnia do campus de Marechal Cândido Rondon, e possui um trabalho de equitação para mulheres que tem medo de cavalos. “No projeto contamos com meninas e quem sabe futuras cientistas e mulheres que estão fazendo ciência junto comigo. Muito bom saber que hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulheres e Meninas na Ciência. Sabemos que durante décadas a ciência foi feita por homens, porém o que acho mais incrível é que nós estamos vendo mais mulheres ganhando prêmios e conseguindo mostrar a sua competência na ciência”, diz.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.