•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Projeto "Mais Brincadeiras, Mais Interações, Menos Telas", exposto no Show Rural, contempla reflexões sobre o uso de tecnologias digitais na infância

O projeto de extensão “Mais brincadeiras, Mais interações, Menos telas” desenvolvido por professores, pesquisadores e acadêmicos da área de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste -, campus de Cascavel, é apresentado durante os cinco dias da 37ª edição do Show Rural Coopavel. A iniciativa visa promover uma reflexão profunda sobre os impactos do uso excessivo de tecnologias digitais na infância.


Iniciado em agosto de 2024, o projeto envolve a comunidade acadêmica e externa em uma rede de discussões sobre as implicações do acesso precoce e prolongado às telas para o desenvolvimento infantil. O objetivo principal é abordar os danos físicos, psicológicos e sociais causados pelo uso inadequado das tecnologias digitais, especialmente entre bebês e crianças pequenas.

Diversas pesquisas nas áreas de saúde e psicologia têm demonstrado que a exposição excessiva às telas pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, além de interferir em aspectos fundamentais como o brincar e a interação social. Por isso, o projeto busca promover a valorização das brincadeiras e das interações como direitos das crianças e condições essenciais para seu pleno desenvolvimento.


As atividades propostas são voltadas para a conscientização sobre a importância de equilibrar o uso da tecnologia digital com práticas lúdicas que incentivem a exploração do mundo e o fortalecimento das relações familiares e sociais. Para alcançar esse objetivo, o projeto articula uma série de ações, incluindo rodas de conversa com as famílias, oficinas para pais, familiares e professores, palestras, minicursos e a elaboração de materiais informativos como podcasts, banners e panfletos.


“Além disso, são organizadas atividades lúdicas no laboratório de ensino do curso de Pedagogia e em outros espaços de circulação na comunidade externa, buscando sensibilizar e engajar diferentes públicos para a questão do uso consciente das tecnologias digitais na infância”, explicou a coordenadora do projeto, professora doutora Elvenice Tatiana Zoia.


O projeto Mais brincadeiras, Mais interações, Menos telas também conta com a participação das professoras doutoras Eliana Maria Magnani e Neide Duarte de Matos, além da colaboração de discentes como Vitória Grosbelli, Ricardo de Sousa, Gabriela Julia Gabas e Endrew de Arruda Silva.


“Com as diversas ações, espera-se contribuir para a construção de uma infância mais saudável e equilibrada, em que as tecnologias digitais sejam usadas de maneira consciente e benéfica, sem comprometer os direitos das crianças ao brincar e interagir com o mundo”, destacaram as coordenadoras.

Texto: Liliane Dias 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.