Espaço Maker da Unioeste oferece projetos inovadores e sustentáveis para empreendedores
O campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste - conta com o Espaço Maker, que funciona no Núcleo de Práticas de Ciências Sociais Aplicadas (NPCSA). O objetivo é por meio de mentorias de cinco docentes, auxiliar micro e pequenos empreendedores a desenvolverem projetos inovadores e sustentáveis.
Por meio de ferramentas que combinam criatividade e soluções práticas para esses empreendedores, o espaço serve como um apoio para o desenvolvimento de protótipos e projetos.
Além disso, através das mentorias planejadas para cada caso, são oferecidas consultorias para reestruturação financeira das empresas e otimização dos recursos.
“O Espaço Maker foi criado com a proposta de incentivar o Faça Você Mesmo, oferecendo ferramentas e suporte tecnológico para que empreendedores possam desenvolver seus próprios produtos e protótipos” explicou o coordenador do Espaço Maker, professor doutor José Ângelo Nicácio.
Nesta trajetória o espaço ainda é uma referência em desenvolvimento de projetos inovadores e competitividade. Fazendo com que seja criada no empreendedor a cultura de sempre buscar novos conhecimentos, metodologias e técnicas que serão importantes para o desenvolvimento e o fortalecimento da empresa ou marca.
O Espaço Maker funciona em local especialmente pensado para atender as necessidades dos mentorados, contando com salas para reuniões, estações de trabalho, espaço colaborativos, computadores, multimídias e sala de coordenação. Os cinco docentes que fazem parte do projeto estão ligados aos cursos de ciências contábeis, direito e administração com o apoio do Núcleo Fiscal, diretamente ligado a Receita Federal.
O local está integrado a um centro de apoio ao desenvolvimento de projetos com foco na fabricação digital e na prototipagem.
HISTÓRICO DO PROJETO
O serviço prestado pelo Espaço Maker surgiu em 1999 como Projeto de Apoio Técnico-Administrativo para Micro e Pequenas Empresas e tinha como objetivo melhorar as práticas de gestão de empresas de Marechal Cândido Rondon.
Em 2009 foi registrado na ProEX (Pró-reitoria de Extensão) e passou ser uma referência em consultoria e apoio técnico.
Em 2017 passou a ser integrado ao Núcleo de Práticas de Ciências Sociais Aplicadas (NPCSA) ampliando a atuação do projeto. Entre 2022 e 2024 passou a fazer parte de iniciativas de governança regional, como o fortalecimento da legislação municipal e a execução de projetos de desenvolvimento econômico local.
Durante esse período, o Núcleo atuou em ações junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon e o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), promovendo assessoria técnica aos gestores públicos e a implementação de projetos de suporte ao ambiente de negócios para micro e pequenas empresas.
Para outras informações sobre o programa entre em contato pelo e-mail