•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Estudante da Unioeste com deficiência visual supera desafios e trilha caminho no curso de Matemática

No campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, o silêncio das fórmulas matemáticas se transforma em vozes de superação e inspiração. Rafael Schneider Pontes, estudante de Licenciatura em Matemática, encerrou o ano letivo com conquistas importantes e sentimentos de gratidão. O acadêmico que possui deficiência visual, ingressou na Universidade por meio do processo de vagas remanescentes (Unio+).

Desde junho, ele tem apresentado bons resultados e avanços significativos em sua adaptação. Para Rafael, o primeiro ano superou suas expectativas: “Na verdade, foi até melhor do que eu esperava. Meus colegas me ajudaram bastante, a estrutura também foi boa”, avaliou. No Itaipu ParqueTec, onde as aulas acontecem, Rafael destacou os investimentos em acessibilidade, como a ampliação do piso tátil: “A acessibilidade foi ampliada bastante esse ano, justamente pela minha chegada, o que possibilitou avanços na adaptação”.

Apoio didático e inclusão

Rafael ressalta a dedicação dos professores em oferecer apoio no contraturno para garantir sua compreensão do conteúdo: “Pela minha deficiência, eu acabo ficando um pouco para trás em relação à turma. Então, os professores se disponibilizam, pelo menos uma vez por semana, a ficar de tarde e me atualizar. Às vezes, conseguimos até adiantar a matéria”.

A professora Fabiana Giehl Birão, do Programa de Educação Especial (PEE) da Unioeste, explica que a chegada de Rafael foi uma etapa de aprendizado coletivo, tanto para ele quanto para professores e colegas. “Aos poucos, fomos nos adaptando ao Rafael, e ele foi se adaptando a nós. Até agora, os resultados têm sido positivos. A inclusão é isso: caminhar junto, crescer junto e aprender junto. No dia a dia, a gente vai se conhecendo e se adaptando”, destaca.

Ações para permanência

A coordenadora do curso de Matemática, Profa. Dra. Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, ressalta que a chegada de Rafael mobilizou toda a equipe em busca de alternativas para promover sua permanência e inclusão no curso: “A chegada do Rafael está mobilizando os docentes em pesquisar as melhores alternativas para contribuir com a inclusão. Os professores, os colegas e a equipe do PEE acolheram Rafael com o objetivo de garantir sua permanência no curso”.

Experiência transformadora

Abiel Moreira da Silva, colega de turma de Rafael, destaca como a convivência com ele proporciona aprendizados valiosos que serão fundamentais na futura carreira como docente: “Como professores no futuro, teremos que lidar com diversas realidades em sala de aula. A convivência com o Rafael já nos prepara desde cedo, o que ajuda muito”.

Recado aos futuros calouros

Ao final do ano letivo, Rafael deixou um recado para futuros calouros com deficiência ou condições especiais que desejam estudar na Unioeste: “Aqui, você vai encontrar apoio. Se realmente quiser estudar, com o apoio da Unioeste, você consegue”.

 

Assessoria de Comunicação

Mohammad Ali Fayad

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.