Gestores Municipais de Saúde concluem Capacitação promovida pela Unioeste
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus Foz do Iguaçu, realizou no dia 17 de dezembro, a cerimônia de conclusão e certificação da Capacitação para Gestores da Atenção Primária à Saúde. O projeto foi desenvolvido pelo Programa de Extensão do Mestrado em Saúde Pública da Região de Fronteira em parceira com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A capacitação, que teve duração de quatro meses, contou com a participação de 35 gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde do município, oferecendo formação e aprimoramento para o enfrentamento dos desafios cotidianos das unidades básicas de saúde.
Para a coordenadora-geral do Programa de Extensão do Mestrado, professora Neide Martins, o projeto reforçou o compromisso da Unioeste com as demandas do município. “Acredito que essas atividades de extensão tenham suprido as necessidades para o município. Coordeno o programa de extensão há três anos e a ideia é dar continuidade para futuras demandas”, explicou
"Foi um processo muito exitoso. E a universidade, cumpre seu papel enquanto instituição de formação e capacitação. Além disso, enquanto pesquisadores pelo mestrado, muitas vezes procuramos a Secretaria de Saúde e vocês para pesquisa e sempre tivemos as portas abertas, então essa também foi uma forma de retribuir aquilo que recebemos”, comentou a professora responsável pela capacitação doutora Luciana Aparecida Fabriz.
A diretora de Atenção Primária à Saúde de Foz do Iguaçu, Larissa Borges Menezes, participou da cerimônia e comentou que os benefícios da qualificação são para todas a gestões. Já a gerente da Unidade Básica de Saúde do bairro KLP, Jusseina Priscila Speck, comentou que o aprendizado tem sido colocado no dia a dia dentro da unidade de saúde.
"Para mim foi de grande valor em ensinamento, porque eu estou há dez anos como gerente, nunca passamos por uma capacitação como essa”, afirmou a gerente da Unidade de Saúde do bairro Morumbi III, Cenira Camargo Ferreira
A cerimônia contou também com a presença do chefe de Divisão de Residências e Educação Permanente da Secretaria de Saúde, David Ramos, e da coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Lilian Lessa Cardoso, que representou a direção do Centro de Educação, Letras e Saúde da Unioeste.
Com a conclusão dessa capacitação, a expectativa é que os gestores possam aplicar os conhecimentos adquiridos para fortalecer ainda mais a Atenção Primária à Saúde em Foz do Iguaçu, garantindo maior qualidade no atendimento e eficiência nas unidades básicas.
Texto: Mohammad Ali Fayad