Professor e alunos da Unioeste lançam livro de ensaios baseados em obra literária
Professor e estudantes do curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, lançam o livro Os Navegantes, obra surgida a partir da disciplina Leitura, Escrita e Argumentação, ministrada pelo docente Rafael Fernandes.
Inspirados pela profundidade literária, de Guimarães Rosa, os autores ousaram velejar por águas metafóricas e reais, ressignificando os caminhos da linguagem e da narrativa. Em cada página de Os Navegantes, há uma bússola que aponta para o universal e o particular de cada estudante e suas reflexões.
Para a estudante do curso de Letras, Adilka Aparecida Rodrigues Santos, participar da produção do livro foi uma experiência que marcou sua vida. “Saber que um trabalho em sala de aula se transformaria em algo tão incrível nos encheu de entusiasmo e ver, depois de um tempo esse sonho ganhar forma foi ainda mais emocionante”, diz.
“Nada disso teria sido possível sem o nosso querido Rafael, professor que além de ter o dom da docência, ensina com o coração. Ele nos inspirou e sempre nos deu liberdade para sonhar, escrever e explorar todas as nossas ideias de maneira única, não apenas acreditou em nós, mas transformou nossas perspectivas, mostrando o poder da escrita e da criatividade”, conclui a estudante.
A aluna Gabriela Eduarda Rodrigues, menciona que a experiência de participar do projeto foi incrível. “As aulas do professor Rafael me fizeram amar a nossa língua portuguesa e ver que eu tenho potencial. Escrever esse texto me lembrou a paixão que eu tenho pela escrita e leitura. Passei por momentos difíceis no 1° ano e a frase ‘Todo abismo é navegável a barquinhos de papel’ me recorda a vida e seus mistérios”, afirma.
O docente Rafael Fernandes, comenta que a produção do livro foi muito significativa. “Além do momento bacana de reflexão que tivemos, eles tiveram a experiência completa de um texto: a primeira versão, correções sucessivas, o olhar do outro sobre o texto deles. E ainda mais: eles se reconheceram autores, escritores. É bonito ver como eles se orgulharam do que fizeram”.
Os interessados em conferir a obra podem acessar o site: https://www.academia.edu/126213149/OS_NAVEGANTES
Assessoria de Comunicação Social
Alexsander Marques