•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste firma parceria inédita com Instituto de pesquisas energéticas e nucleares em São Paulo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – firmou uma parceria com o Instituto de Pesquisas Energética de Nucleares - Ipen-Cnem em São Paulo, para desenvolver pesquisas voltadas as energias nucleares. E neste primeiro momento foi assinado um protocolo de entendimento que permite aos pesquisadores e professores da Unioeste utilizar os laboratórios do IPEN, para desenvolver estudos. A parceria será benéfica para a Unioeste que contará com a estrutura do maior instituto de pesquisas energéticas do país, e ao IPEN que poderá trocar experiência com os professores da Unioeste, principalmente no setor do agronegócio.  

A dra. Isolda Costa, diretora do Ipen, falou sobre receber representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, principalmente porque já existia um acompanhamento do que é estudado na Unioeste “Nós já, previamente, conhecíamos parte das pesquisas que estão sendo desenvolvidas na Unioeste e identificamos algumas áreas de pesquisas de interesse comum. Portanto, essa visita foi importante para que a gente estabelecesse novas áreas relacionadas, que fosse visitado os laboratórios onde poderiam ter essas novas áreas e, de fato, checarem se essa era, a linha que poderiam ser mais fortes durante as parcerias. Conseguimos estreitar laços e o futuro é que agora a gente participe de várias ações conjuntas”.

O primeiro contato entre Unioeste e Ipen aconteceu em fevereiro de 2023 quando o Ipen esteve na região Oeste, mais especificamente em Toledo e a partir dali, através da Profa. Mônica Fiorese, percebeu-se que era possível a criação de uma parceria muito relevante “Nós conhecemos a Unioeste no ano passado, faltava conhecerem aqui, felizmente deu certo, conseguimos trazer para nossa satisfação o magnífico reitor da Unioeste, Alexandre Webber, a professora Mônica, além de outros integrantes da direção. Então, a visita, atingiu todos os objetivos propostos, que era fazer que a Unioeste fosse conhecida pelos nossos pesquisadores e a Unioeste conhecer o Ipen. Eu acho que todo mundo ficou bastante entusiasmado com as possibilidades de parceria e o desafio agora é definirmos qual será o nosso projeto conjunto”, contou o Professor Fernando J.F. Moreira, gerente do escritório de gestão de projetos do IPEN.

Neste momento, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, se transforma em parceira do IPEN com o compromisso de pesquisar mais sobre transição energética e energias renováveis. Uma equipe da Unioeste composta pelo reitor Alexandre Webber, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Sanimar Busse e pelas professoras. Dra Mônica Lady Fiorese e a Dra. Carina Contini Triques de Almeida pode estreitar este contato e principalmente já idealizar projetos a curto prazo. O reitor da Unioeste, Alexandre Webber acredita que este encontro oficial reitera um compromisso importante para as duas instituições “Encontramos no Ipen uma grande estrutura e com relevância nacional, a partir desse memorando de entendimento que assinamos, não há dúvida que virão parcerias importantes para nós, para nossa região e com certeza também o IPEN que acaba expandindo cada vez mais sua atuação no território nacional”.

Pesquisa e Pós-Graduação

Para a Unioeste essa aproximação reafirma compromissos importantes com o desenvolvimento da sociedade, principalmente porque reforça o papel da pesquisa fundamental dentro do ambiente acadêmico. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, Prof. Sanimar Busse, ressaltou que este momento de integração é muito importante para ampliar os direcionamentos em várias áreas de pesquisa “Saúde, meio ambiente, produção de alimentos, agronegócio todas são áreas possíveis de acordos de cooperação entre IPEN e a Unioeste, esta foi mais uma maneira de fortalecermos a pós-graduação, com o setor produtivo e com a sociedade”.

Essa aproximação, ainda em 2023, surgiu durante uma reunião com representantes do Ipen e a Profa. Mônica Fiorese, na Unioeste. Para ela, esse novo encontro possibilita a realização de diversos trabalhos de pesquisa em conjunto que, principalmente, podem ser entregues à sociedade. “Eles estão entrando conosco na proposta que submetemos à Fundação Araucária para um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação, o NAPI AgriTech Symbiosis. O Ipen será nosso parceiro nesse NAPI para o desenvolvimento de pesquisas na área de alimentos. Eu acredito que nossa visita ao Instituto foi muito positiva e ampliará significativamente nossas pesquisas na área de irradiação de sementes e de alimentos, com o objetivo de evitar perdas e aumentar a vida de prateleira de produtos in natura e processados. Poderemos, por exemplo, realizar testes experimentais e analíticos, alinhar pesquisas conjuntas e submetê-las a órgãos de fomento, tanto do Estado de São Paulo quanto do Estado do Paraná, que possam efetivamente auxiliar nos desafios futuros, como o de aumentar a produção de alimentos e atender às necessidades da sociedade.”

Sobre o Ipen

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Governo do Estado de São Paulo e gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal e se destaca nos estudos voltados a este setor, isso fez com que o instituto se tornasse referência no programa de pesquisas e desenvolvimentos em áreas afins e ainda garantir parcerias importantes com instituições como a USP para condução de programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado.

 

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.