Unioeste realiza curso de português para migrantes internacionais em Cascavel
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, está promovendo através do projeto de extensão “História, Cultura e Língua Portuguesa”, um curso de português voltado para migrantes internacionais. As aulas ocorrem aos sábados e têm como público principal trabalhadores empregados em frigoríficos da cidade.
O projeto busca facilitar a integração dos migrantes na comunidade local e no mercado de trabalho, por meio do ensino do idioma. Segundo o coordenador do projeto, professor Antonio Bosi, a iniciativa surgiu no início da pandemia da COVID-19, a partir da crescente demanda por qualificação linguística entre os migrantes que enfrentam dificuldades para se comunicar no cotidiano.
“O objetivo do projeto é fazer com que os migrantes internacionais possam ter um domínio da língua portuguesa e consigam através disso ter acesso a documentação necessária para permanecer no Brasil”, explica o coordenador.
O docente ainda enfatiza sobre as dificuldades em aprender uma nova língua. “A maior dificuldade em aprender o português é que para treinar a língua, eles precisam exercitar a fala em outros espaços que não só a sala de aula”, conclui.
Para os participantes, o curso é uma oportunidade de aprendizado essencial. Kenno Laguerre, um dos alunos haitianos, relata: “Está sendo uma grande oportunidade para aprender português de forma gratuita”, diz.
As atividades são conduzidas por professores e alunos do campus de Cascavel e Marechal Cândido Rondon, que utilizam uma metodologia prática e focada em situações do dia a dia. Além disso, os participantes recebem material didático gratuito.
O curso segue aberto a novos interessados e podem ser realizadas durante o horário das aulas, aos sábados das 9h às 12h, nas salas 112 e 113, Bloco A, campus da Unioeste em Cascavel.
Assessoria de Comunicação Social
Alexsander Marques