Unioeste promove debate sobre geopolítica ambiental e sustentabilidade
O curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, realizou nesta quarta-feira, 4 de novembro, um evento que reuniu discussões relevantes sobre meio ambiente, sustentabilidade e geopolítica. Com palestras e o lançamento do livro "Geopolítica Ambiental Global do Século 21: os desafios para a América Latina", o encontro contou com a presença de acadêmicos de renome nacional e internacional.
O professor Fernando Estenssoro, da Universidade de Santiago (USACH, Chile), foi o destaque da noite ao apresentar seu livro e discutir como a crise ambiental global tem raízes históricas e políticas. Ele enfatizou:
"Estas são questões que estão a ser analisadas a nível mundial. São questões que estão a afetar todo o planeta. Mas o que não é tão analisado é a dimensão geopolítica, a dimensão do poder e as lutas de poder, sobretudo norte-sul, nesta questão. Foram os países ricos, os países do norte global que geraram esta crise ambiental e estão a matar o planeta."
Em complemento, o professor Daniel Rubens Cenci, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), trouxe a discussão para o campo da sustentabilidade e o papel das universidades na busca por soluções, destacando a importância da Agenda 2030:
"Imagino que a população já conheça muito da Agenda 2030, mas ela é a possibilidade que nós temos como universidades de construir pelo menos um conhecimento que transcende fronteiras, que transcende épocas, que estuda a história do debate ambiental, do passado, do presente e tenta imaginar um futuro que seja sustentável."
A mediação do evento foi realizada pelo professor Alfredo Copetti Neto, da Unioeste, que destacou a relevância de trazer discussões interinstitucionais para os acadêmicos do curso de Direito:
"A gente sempre promove o diálogo interinstitucional, e trazer um professor, um pesquisador desse calibre para falar um pouco deste tema, que é impactante e relevante para toda a sociedade, é muito importante. Para os acadêmicos de Direito, especificamente, é algo que pode ampliar os horizontes de pensamento, de compreensão de temas que são extremamente importantes e que têm um impacto jurídico muito alto."
Assessoria de Comunicação Unioeste
Mohammad Ali Fayad