Unioeste recebe homenagem do Conselho Estadual de Educação
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi homenageada nesta terça-feira (03) de dezembro, pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) em reconhecimento a conquista da nota 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), calculado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A cerimônia ocorreu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e contou com a presença de servidores, professores e representantes do governo estadual.
“Esse é um reconhecimento muito importante e, com certeza, essa avaliação do MEC, que é a maior do País, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, é algo que nos deixa muito felizes, com a Unioeste aparecendo com nota máxima”, comemorou o reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber.
“Mais que isso, saber que todas as nossas universidades estaduais, distribuídas ao longo do Estado, têm aparecido em todos os rankings nacionais e internacionais mostra o que o Paraná tem de melhor, fazendo parte desse desenvolvimento regional tão forte”, disse.
Para o presidente do CEE, João Carlos Gomes, a sinergia entre o órgão e as secretarias resultou na melhor educação do Estado. “É um momento histórico para o Conselho Estadual de Educação. São 60 anos de atividades em prol da educação do nosso Estado, trabalhando com normatizações, avaliações e, acima de tudo, a parceria com as secretarias da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, comentou. “O sistema estadual do Paraná tem orgulho de dizer que aqui nós temos a melhor educação do Brasil”, finalizou.
CONSELHO
Criado em 1964, o Conselho Estadual de Educação (CEE) integra o Sistema Estadual de Ensino, em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), que cuida da educação básica, entre fundamental II e ensino médio, e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), responsável pelas universidades estaduais.
UNIOESTE
A Unioeste completa 30 anos de reconhecimento em 2024 e conta com mais de 60 opções de cursos de graduação; 38 cursos de Mestrado e 20 de Doutorado nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo, sendo um centro de ensino público e de qualidade para mais de 12 mil estudantes.
A Universidade ocupa a 101ª posição na América Latina e 48ª no Brasil de melhor universidade, conforme o Ranking Universitário divulgado pela revista britânica Times Higher Education (THE), mostrando a excelência do ensino ofertado pela Instituição.
PRESENÇAS
Participaram da entrega o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello, os diretores dos demais campi da Universidade: Diretor-Geral em Cascavel, Geysler Rogis Flor Bertolini; Diretor-Geral em Marechal Cândido Rondon, Emerson Fey; Diretor-Geral em Francisco Beltrão, Adilson Carlos da Rocha; Diretora-Geral em Toledo, Patrícia Sala Battisti; Pró-reitora de Graduação, Aparecida Darc de Souza; Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Sanimar Busse; Pró-reitora de Extensão, Fabiana Regina Veloso; Pró-reitor de Administração e Finanças, Gerson Henrique da Silva; Pró-reitor de Planejamento, Tércio Vieira de Araujo; Pró-reitora de Recursos Humanos, Joseane Rodrigues da Silva Nobre; Assessor-chefe de Comunicação da Unioeste, Victor Hugo Junior; Chefe de Gabinete do reitor, Itamar Borges. Secretários estaduais Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços), Roni Miranda (Educação) e Aldo Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior); os deputados estaduais Hussein Bakri e Luis Corti; o diretor de Educação da Seed, Anderfábio Oliveira dos Santos; os reitores das universidades estaduais do Norte do Paraná, Fábio Martini, de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, e de Maringá, Leandro Vanalli; o reitor do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Lúcio Kürten dos Passos.