HUOP serve mais de 100 mil refeições por mês aos pacientes e servidores
O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) em Cascavel, fornece mais de 100 mil refeições mensalmente para seus colaboradores, pacientes e acompanhantes. O setor promove assistência nutricional e o fornecimento de refeições balanceadas de acordo com padrões dietéticos e higiênicos exigidos pela legislação vigente.
Cerca de 2.250 refeições são servidas diariamente aos pacientes e acompanhantes, divididas entre café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Já para os servidores e colaboradores são servidas em torno de 1.420 refeições diariamente, divididas entre café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e café da madrugada.
Com a missão de promover a saúde e o bem-estar por meio da alimentação, o HUOP atende pacientes de diferentes especialidades, como internações clínicas, cirúrgicas, obstétricas, pediátricas, entre outras, além de garantir o atendimento aos servidores do hospital. A quantidade de refeições é grande, pois o HUOP atende a uma população diversificada e em constante demanda, o que implica em um trabalho eficiente e coordenado.
Para atender tais objetivos, o SND desenvolve um cardápio mensal baseado nos princípios da variedade, equilíbrio e qualidade. Ao todo, mais de 20 tipos de dietas hospitalares são padronizados no HUOP a fim de atender as principais morbidades acometidas pelos pacientes. São exemplos destas dietas: dieta hiperprotéica, para controle glicêmico, hipossódica, isenta de lactose dentre outras. A matéria prima utilizada no preparo das refeições é, em geral, in natura ou pouco processada, preparada com pouco óleo e temperada apenas com produtos naturais.
Com uma equipe composta por nutricionistas, copeiros, cozinheiros, estagiários e auxiliares de cozinha totalizando mais de 50 pessoas, que participam de treinamentos de educação continuada constantes, o serviço se destaca não apenas pela quantidade, mas pela qualidade das refeições fornecidas, que chegam a superar 100 mil por mês, sendo coordenado pelo Serviço de Nutrição e Dietética da unidade hospitalar que é dividida em três áreas: Seção de Clínicas, Seção de Produção de Alimentos e Seção de Lactário e Nutrição Enteral.
Segundo a nutricionista do Hospital, Talita Cristina Maffei da Rosa, o setor é responsável pela elaboração de cardápios que suprem as necessidades nutricionais dos pacientes e colaboradores e realização de avaliação e orientação nutricional dos pacientes de forma individualizada. “Dentro de um hospital, a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é a área que tem por finalidade não só produzir as refeições para pacientes e funcionários, mas também fazer previsão de compras, gerar pedidos, receber, armazenar e processar alimentos, para posterior distribuição de refeições aos diferentes tipos de clientes/pacientes”, diz.
A nutricionista clínica do HUOP, Cláudia Regina Felicetti Lordani, comenta sobre o aspecto da humanização que visa desenvolver práticas que proporcionem satisfação e bem-estar aos pacientes. “A equipe de nutrição, por meio das avaliações diárias procuram individualizar as refeições com base nas preferências alimentares ou em respeito às suas crenças, individualidades e aos seus hábitos, uma vez que essa alimentação personalizada oferece a possibilidade do consumo de alimentos preferidos melhorando, consequentemente, a aceitação da terapia nutricional prescrita e, assim, atingir a meta nutricional almejada”, menciona.
A atuação do Serviço de Nutrição e Dietética no HUOP também envolve o trabalho educacional, com ações voltadas para a orientação dos pacientes em relação a hábitos alimentares saudáveis. Por meio de acompanhamento nutricional individual, a equipe busca promover o entendimento de como a alimentação pode influenciar no tratamento e na recuperação dos pacientes.
O processo de produção das refeições no HUOP é planejado para atender às necessidades específicas de cada paciente. A equipe de nutrição realiza avaliações constantes para ajustar dietas terapêuticas, como as prescritas para pacientes com diabetes, hipertensão, doenças renais ou problemas alimentares específicos. A adaptação das dietas é feita com base nas orientações médicas e nas necessidades nutricionais de cada pessoa, a fim de promover a recuperação e o conforto dos pacientes.
Em termos de estrutura, o Serviço de Nutrição e Dietética do HUOP conta com um espaço planejado para a produção em larga escala, garantindo que todas as refeições sejam preparadas com eficiência e segurança. Além disso, a equipe está sempre em busca de inovações que visam melhorar os processos de produção e distribuição das refeições. Para isso, são realizadas reuniões periódicas para discutir melhorias no atendimento, tanto em relação à qualidade das refeições quanto na eficiência da logística de distribuição.
Assessoria de Comunicação Social
Alexsander Marques