•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste participa da abertura da 1ª Conferência Paranaense de Emergência Climática em Foz do Iguaçu

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), participou nesta segunda-feira (02), em Foz do Iguaçu da 1ª Conferência Paranaense de Emergência Climática. O evento, que se estenderá por três dias em formatos presencial e virtual, é uma iniciativa do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) em Emergência Climática, com apoio do Governo do Paraná, por meio das secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), da Fundação Araucária e da Itaipu Binacional.

O Napi Emergência Climática reúne pesquisadores de oito universidades do estado para desenvolver estudos sobre como as atividades urbanas, industriais e agrícolas podem se adaptar aos desafios impostos pelas mudanças climáticas. O foco está em mitigar riscos ambientais e reduzir os danos causados por eventos extremos, promovendo estratégias de adaptação.

De acordo com o professor Francisco de Assis Mendonça, coordenador do Napi e pesquisador da UFPR, a conferência marca a divulgação dos resultados de dois anos de pesquisa. “A rede conta com mais de 50 pesquisadores, com o apoio principal da Fundação Araucária, que investigam os impactos das mudanças climáticas no Paraná, como estão sendo registradas, seus efeitos na agricultura, indústria, cidades, e as estratégias de mitigação e adaptação desenvolvidas para enfrentá-las. É uma oportunidade de tornar público esse conhecimento e envolver a sociedade”, destacou.

Marcos Aurélio Pelegrina, diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, ressaltou que o Paraná é pioneiro no desenvolvimento de uma rede estadual de pesquisadores sobre emergências climáticas. “Esse é o primeiro Napi do país a reunir pesquisadores de diversas instituições para tratar dessa temática, demonstrando o planejamento do estado frente aos desafios climáticos globais”, afirmou.

O reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, agradeceu os esforços coletivos para a realização do evento. “É uma honra contar com o apoio da Seti, da Itaipu Binacional e da Fundação Araucária. O Napi representa um marco no fortalecimento da pesquisa e na integração entre universidades”, disse.

O cientista Carlos Afonso Nobre, membro do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007, destacou a gravidade da crise climática. “Já atingimos a emergência climática, o maior desafio que a humanidade já enfrentou. Precisamos reduzir rapidamente as emissões e nos preparar para os eventos extremos que se intensificaram. No Brasil, ainda estamos muito distantes de políticas eficazes de adaptação”, alertou.

 

Instituições participantes

As universidades envolvidas na rede incluem: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

 

Fotos: Mohammad Ali Fayad

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.