Professor da Unioeste recebe título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu
Amigos, servidores e alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, e diversas autoridades do ramo da educação, estiveram reunidos na última sexta-feira (29), para a homenagem do Poder Legislativo ao professor e ex-diretor geral da Unioeste, Fernando José Martins, com o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. A honraria foi proposta pela vereadora Yasmin Hachem em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade.
A vereadora Yasmin Hachem, foi à tribuna expressar as motivações que a fizeram propor o título. “Essa pessoa tem uma trajetória marcada pela dedicação incansável pela educação e pelo que ela representa. O título de cidadão honorário é como se fosse a cidade abraçando a pessoa. Para nós é muito emocionante entregarmos isso e dizermos como temos orgulho de você, como você contribuiu para tudo isso. Como Diretor da Unioeste, o Fernando foi um líder muito importante, sempre buscando promover educação pública, de qualidade e acredita que a educação é a chave de toda a transformação social e ele luta por isso”, diz.
O mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu fez um pronunciamento na tribuna relatando a trajetória de vida e celebrando as conquistas. “Não é figura do professor Fernando, mas a educação que está sendo reconhecida no plenário da Câmara, com ênfase na defesa da educação e da escola pública. Por isso, fiquei muito agradecido com a homenagem e resolvi fazer dela uma homenagem à educação. A Unioeste, essa universidade que a gente brigou tanto por ela, tem uma capilaridade enorme. Temos muitos formados pela Universidade espalhados. Um espaço importante de atuação na Unioeste foi a minha gestão. A educação é um processo que humaniza, que distribui o saber. Precisamos educar para humanização e aqui cito o patrono da educação, Paulo Freire, sobre a importância do diálogo”, declarou Fernando José Martins.
O atual Diretor-geral do campus da Unioeste em Foz do Iguaçu, Sérgio Moacir Fabriz, também se pronunciou. “O Fernando, além de ser essa pessoa fantástica, amigo de todos nós, sabemos do papel que ele desempenhou na Universidade, um projeto de inclusão, de diversidade. É a partir da universidade, do ensino, pesquisa e extensão, que conseguimos ter uma sociedade cada vez mais justa”.
Inspiração e resultados de parcerias
Rodne de Oliveira Lima, Vice-reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), destacou: “Acredito que a cidade de Foz do Iguaçu, ao te conceder esse título, está reconhecendo sua importância. Pela sua trajetória, pelo exemplo que o senhor nos dá e nos inspira, receba o reconhecimento da Unila. O senhor será sempre bem-vindo entre nós”.
Maria Justina, secretária de Educação do Município, ressaltou que “enquanto diretor da Unioeste, Fernando conseguiu unir todos os lados. A Universidade precisa entender o trabalho que é feito lá no início, da educação infantil. Fernando entendia isso e fazia muito trabalho conjunto com as escolas municipais, tivemos parcerias fabulosas. Temos um carinho gigantesco por essa pessoa”.
Biografia do mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu
Fernando iniciou sua carreira docente em 2001 e, em 2003, ingressou na Unioeste, em Foz do Iguaçu. Fez mestrado na UFPR, doutorado na UFRGS (com período na Universidade do Porto) e pós-doutorado na USP sob orientação de Marilena Chauí. Atuou na Unioeste como professor, coordenador e diretor geral.
Atualmente, atua no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras, sendo autor de mais de dez livros e inúmeros artigos. Reconhecido por sua contribuição à educação pública e ao desenvolvimento humano, ele é destacado como um dos cientistas mais influentes no ranking AD Scientific Index.
Fotos: Christian Rizzi