Unioeste abre edital de seleção de projetos para uso do computador SDumont
O programa Embaixadores do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste – abriu seleção para até cinco projetos para utilização dos recursos de computação de alto desempenho do supercomputador Santos Dumont (SDumont), situado no LNCC. O prazo de inscrições termina no dia 2 de janeiro de 2025 e a divulgação dos resultados será no dia 30 de janeiro de 2025.
O Projeto Embaixadores é um programa de alocação de recursos de computação de alto desempenho no supercomputador Santos Dumont (SDumont) voltado para instituições parceiras, como universidades e centros de pesquisa. Esse projeto foi criado para ampliar o acesso e a utilização do SDumont por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico em várias áreas do conhecimento.
Cada instituição parceira tem direito a até cinco projetos simultâneos no SDumont, com vigência máxima de até 12 meses e cota de 100.000 unidades de alocação (UAs)1 e 2 TB de armazenamento.
O objetivo é selecionar projetos de pesquisa que possuam aplicações que demandem alto poder computacional para execução no supercomputador SDumont, apoiando iniciativas de pesquisa científica e tecnológica em áreas diversas como simulação computacional, bioinformática, modelagem numérica, inteligência artificial, entre outras.
O proponente deve fazer parte do quadro efetivo da Unioeste e as demandas do projeto devem ser compatíveis com a execução no SDumont. Entende-se como compatíveis as aplicações que são executadas em sistema operacional Linux, que executam em lote (não interativas) e demandam recursos de alto desempenho, tais como grandes quantidades de processadores/cores, memória ou GPUs.
Para enviar as propostas acesse aqui. Veja o edital completo.
Um comitê formado pelo embaixador do LNCC na Unioeste e avaliadores ad hoc analisará os projetos submetidos, os quais serão avaliados critérios como descrição do projeto de pesquisa, relevância científica, justificativa para uso de recursos de alto desempenho, viabilidade técnica e compatibilidade com a execução em clusters. Veja aqui o edital completo.
Para outras informações, entre em contato pelo e-mail: