Hospital Universitário realiza curso de capacitação em aleitamento materno
Nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), o Banco de Leite do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) promoveu um curso de capacitação em aleitamento materno, reunindo profissionais de diferentes áreas da saúde. O curso faz parte da iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que tem como objetivo aprimorar os cuidados com mães e recém-nascidos, com o intuito de promover o aleitamento materno e a humanização do atendimento hospitalar.
O evento contou com palestras, debates e atividades práticas, abordando temas como a importância do leite materno, evidências científicas em aleitamento materno, manejo clínico, fragilidade psíquica no aleitamento e estratégias para oferecer suporte adequado às famílias. Segundo a enfermeira Anelise Ludmila Vieczorek, que participou da organização do curso, a capacitação é fundamental para os profissionais que estão na linha de frente do atendimento.
“A capacitação vem justamente para que a gente consiga oferecer para diferentes profissionais conhecimento para que possam ajudar de forma adequada e da melhor forma possível desde o acolhimento até a estimulação da amamentação”, diz.
Segundo a coordenadora do Centro Obstétrico do HUOP, Enf. Nagmara Angel, o evento atende uma demanda muito importante das pessoas e dos municípios atendidos pelo Hospital. “O aleitamento materno é algo que contribui para o futuro de todas as crianças e a capacitação tem como objetivo incentivar e multiplicar o conhecimento em volta do aleitamento materno, assim mais pessoas pode entender sobre esse ato, que não funciona apenas como fonte de alimentação mais de investimento a longo prazo”.
“Essa capacitação é voltada aos profissionais que atendem gestantes, para propiciar um ambiente acolhedor, e com assistência adequada ao nascimento dos recém-nascidos. Nosso trabalho é de proteção e apoio ao aleitamento materno, pois é o melhor alimento”, enfatiza a nutricionista do HUOP, Poliana Nicole Becker.
Além das palestras, a capacitação incluiu dinâmicas voltadas para a prática clínica. Uma delas sobre o contato pele a pele, também sobre a importância do aleitamento materno na primeira meia hora, servindo para que profissionais adquiram mais confiança ao lidar com situações sensíveis.
Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e sugestões para aprimorar o atendimento às mães e bebês. A ação integrou o conjunto de atividades do programa “Hospital Amigo da Criança”, que busca não apenas incentivar a amamentação, mas também promover uma cultura de acolhimento e cuidado com as famílias. Segundo dados apresentados durante o evento, os índices de aleitamento materno no Brasil têm aumentado nas últimas décadas, mas ainda estão abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Assessoria de Comunicação Social
Alexsander Marques