•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste promove palestra sobre raça, cor e gênero na universidade pública

Na terça-feira (19), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, realizou uma palestra sobre "Raça, Cor, Gênero e Classe: Interseccionalidades na Universidade Pública”, ministrada pela professora Flávia Dorneles Adunnì, doutoranda em Letramento Racial Crítico e docente na Unioeste, campus de Cascavel. O evento foi organizado pela Direção Geral, Assessoria Pedagógica e o projeto Capacita Unioeste, reunindo acadêmicos, docentes e comunidade em geral.

Adunnì destacou a necessidade de ações efetivas para enfrentar o racismo nas universidades públicas: "Não pode haver Universidade Pública e gratuita, que se pretenda de qualidade no Brasil, sem a elaboração de políticas internas para promoção da diversidade e sem uma agenda permanente de enfrentamento ao racismo."

A palestrante também reforçou a importância de os centros acadêmicos considerarem o tema como obrigatório, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, homologadas em 2004: “É inadmissível nos dias de hoje qualquer curso de licenciatura que não se debruce sobre essas diretrizes”, conclui.

Durante o evento, Flávia Dorneles Adunnì apresentou o Guia de Enfrentamento ao Racismo 2024 de sua autoria, elaborado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos em parceria com a Fundação Cultural, que oferece ferramentas para combater o racismo e promover a equidade racial.

A professora Berenice Brossoi, uma das organizadoras da atividade e coordenadora do programa Capacita Unioeste, destacou o esforço contínuo do projeto para qualificar os servidores da Unioeste: “Temos nos esforçados para abrir caminhos na capacitação e atualização dos funcionários da instituição (docentes e agentes universitários), mas ainda há um longo caminho a ser percorrido”.

Bianca Magalhães, docente no Senac, participou da palestra e comentou sobre a importância da atividade: “A palestra foi uma sorte para as pessoas que participaram. Parabenizo a Unioeste pela iniciativa, que não pode acontecer apenas no mês de novembro, mas o ano inteiro, dada sua importância”.

A palestrante já foi professora do curso de Letras do campus Foz do Iguaçu por quatro anos consecutivos, período em que idealizou e organizou, durante a pandemia, as Jornadas Negras da Unioeste. Essa série de eventos foi transformada em um dossiê publicado pela Revista Trama do campus de Francisco Beltrão e está disponível no link: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/issue/view/1334. As palestras também podem ser acessadas no canal YouTube da Unioeste: https://www.youtube.com/playlist?list=PLOFhqL60Dx7HtZZEtTCigEWtLDogngJvO.

Central de Comunicação Unioeste Foz do Iguaçu

Mohammad Ali Fayad

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.