•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Projeto Rondon 2025: Unioeste seleciona estudantes para Operação Sul Minas

Estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) inscritos para o Projeto Rondon – Operação Sul Minas I e II, programadas para janeiro e fevereiro de 2025, estiveram participando, nesta terça-feira (19), da 2ª etapa de seleção, momento de entrevista com os coordenadores das equipes que irão para as operações.

Na 1ª etapa de inscrição, os candidatos às vagas enviaram suas propostas de ações de acordo suas habilidades universitárias e pessoais, as quais serão desenvolvidas nos municípios selecionados. Já nesta segunda etapa, os candidatos passaram por uma entrevista com os coordenadores das equipes, para que, além das propostas enviadas, os professores pudessem conhecer um pouco mais do perfil de cada candidato.

A aluna do curso de Enfermagem da Unioeste, campus de Cascavel, Bruna Martelli, comenta sobre a expectativa de participar da operação. “Já participei de outra seleção da Operação Rondon Paraná, onde estivemos realizando atividades no litoral paranaense. Agora estou novamente na seletiva para o projeto em Minas Gerais, estou com boas expectativas, que possa fazer parte da equipe e que consiga fazer a diferença na comunidade”, diz.

“Estou bem animada em participar do projeto, espero que seja uma experiência legal e a expectativa está grande para contribuir com a comunidade”, menciona a pós-graduanda em Engenharia de Energia na Agricultura, Maevi Fornazari.

“A Unioeste em 2025 completará 20 anos de Projeto Rondon e a coordenação institucional pretende promover um grande encontro dos Rondonistas que já atuaram na iniciativa, celebrando este grande projeto de extensão universitária do Brasil”, afirma o coordenador do Projeto Rondon na Unioeste, Prof. Marcos Freitas de Moraes.

O Projeto

O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir para o desenvolvimento e/ou fortalecimento da cidadania e contribuir com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida em comunidades menos assistidas, usando as habilidades universitárias.

A iniciativa é realizada em conjunto com os estados e municípios que, em parceria com as instituições de ensino superior, leva benefícios duradouros às comunidades atendidas, contribuindo com o desenvolvimento local sustentável e com a construção e promoção da cidadania. Além de envolver a participação de ministérios parceiros, IES, governos estaduais e municipais, conta com o apoio das Forças Armadas.

 

Assessoria de Comunicação Social

Alexsander Marques

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.