Unioeste: Numape de Toledo realiza 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
O Núcleo Maria da Penha (Numape) de Toledo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), vai realizar os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres com atividades para sensibilização da população sobre o tema. O evento acontece de 20 de novembro a 10 de dezembro e terá seminários, capacitação, palestras, panfletagem e até blitz em pontos de Toledo, tudo com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres.
O evento principal será no dia 27 de novembro, às 19 horas, no Auditório A4 da Unioeste campus de Toledo, com a palestra “Mulheres conectadas: Crimes cibernéticos e medidas de proteção” e contará com a apresentação da “Operação Mulher Segura” da Polícia Militar. Também terá a participação da equipe do Numape, Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Toledo e Apoio Psicológico da Unioeste. O evento é gratuito e aberto ao público, e será um momento de repasse de informações e debate sobre como proceder em casos de crimes na internet contra meninas e/ou mulheres.
A professora orientadora do Numape de Toledo, Ana Carolina Becker Nisiide, explica que as ações são voltadas para a sensibilização da comunidade acerca do tema. “Vamos levar informações sobre os crimes cibernéticos, expressão contemporânea da violência de gênero que engloba ações como o assédio, difamação, chantagem, dentre outros comportamentos abusivos em ambiente digital. Além de discutir esse tema, a ação também tem por objetivo informar sobre os direitos das mulheres e formas de acesso à rede de proteção”, ressalta.
O Numape oferece apoio sociojurídico gratuito às mulheres vítimas de violência doméstica ou intrafamiliar na região da Comarca de Toledo. Mulheres acima de 18 anos de idade que sofreram violência e que tenham Boletim de Ocorrência e medida protetiva ativa podem buscar atendimento no Numape. O Núcleo Maria da Penha oferece apoio jurídico para solicitar divórcio, partilha de bens, reconhecimento e dissolução de união estável, regularização de guarda, visitas, pensão alimentícia, processo de queixa crime nos casos de injúria, difamação e calúnia, acompanhamento criminal das medidas protetivas, além do acompanhamento nas audiências ao longo do processo.
Além disso, o Numape oferece orientações a qualquer mulher sobre a Lei Maria da Penha, programas sociais e sobre as formas de encaminhamento aos serviços da rede municipal de atendimento e proteção às mulheres. O núcleo tem atuado de forma contínua em prol dos direitos das mulheres, já tendo participado de ações da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
O horário de atendimento do Numape é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Contato telefônico e WhatsApp pelo número (45) 3379-4099. Anexo à Unioeste de Toledo, sala 207A, bloco B3.