Estudantes de Turismo da Unioeste conquistam o primeiro lugar no 13º Hackatour Cataratas 2024
Cinco alunos do primeiro ano do curso de Turismo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, conquistaram o primeiro lugar no 13º Hackatour Cataratas, realizado de 1º a 3 de novembro de 2024. A maratona tecnológica, que reúne profissionais de Tecnologia da Informação, Designers, Turismólogos e Desenvolvedores, visa criar soluções inovadoras para o setor de turismo.
O projeto vencedor, denominado "STELA" (Sistema Turístico de Experiência para Lugares e Atrativos), é um aplicativo que coleta preferências dos usuários para personalizar sugestões turísticas, ao mesmo tempo em que fornece dados estratégicos para empresas do setor. A equipe formada por Júlia Sobral, Otávio Augusto Franco, Gabriel da Silva Candido, Tainá Bueno e a colaboradora Amanda destacou-se pela proposta inovadora e prática. “Nosso projeto consiste em um aplicativo que vai pegar algumas informações e personalizar dicas de locais, restaurantes, pontos turísticos aqui de Foz do Iguaçu. Por exemplo, você mora em São Paulo, só come churrasco e vinho, e ao abrir o aplicativo, ele vai indicar exatamente o que você quer, os seus gostos aqui”, explicou Júlia Sobral.
Julia também compartilhou a surpresa da equipe com a vitória, destacando o foco na experiência e na solução para empresas: “O que mais auxiliou para que a gente ganhasse foi o foco na experiência. Foi uma surpresa muito grande, porque é um projeto e uma ideia desenvolvida em dois dias, uma madrugada. Focamos na experiência, algo para solucionar isso e trazer também a solução para empresa.”
O tema deste ano, “Codificando o Futuro do Turismo: Captação e Análise de Dados e Promoção Turística”, destacou a importância da transformação digital no setor turístico. Os melhores projetos, incluindo o STELA, terão a oportunidade de apresentar suas soluções na Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas, ganhando visibilidade e possibilidades de networking.
O professor Cláudio Alexandre de Souza, coordenador de Hotelaria da Unioeste, foi reconhecido como um dos três melhores mentores do evento, ficando empatado em segundo lugar. Ele, que participou de 12 das 13 edições do Hackatour, elogiou a dedicação dos alunos: “Acaba sendo gratificante para nós, enquanto professor da Unioeste, porque estamos divulgando, há vários anos, e esse ano vários alunos participaram. É gratificante por verificar que chega o momento em que os alunos acreditaram, foram lá participar e ganharam.”
Mohammad Ali Fayad
Central de Comunicação Unioeste Foz do Iguaçu