Serviço de Obesidade do HUOP conquista prêmio no Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
O Serviço de obesidade e cirurgia bariátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), conquistou o 2º lugar na categoria de melhor trabalho no XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica com a pesquisa sobre a eficiência do acompanhamento pré-operatório para cirurgia bariátrica em pacientes obesos.
O coordenador do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HUOP, doutor Allan Cézar Faria de Araújo, comenta que o evento é considerado o segundo maior congresso da temática do mundo. “O evento teve neste ano um recorde de trabalhos apresentados, por isso ficamos muito honrados de receber essa premiação, uma conquista que vem em cima do trabalho que realizamos no nosso serviço de obesidade e cirurgia bariátrica do HUOP onde recebemos pacientes de diversas cidades da região”, diz.
“As cirurgias bariátricas no HUOP começaram de fato em 2022 e já estamos com mais de 50 cirurgias realizadas. Temos a previsão de no ano que vem aumentar o volume cirúrgico e já temos junto com a direção do Hospital um projeto de iniciar cirurgias bariátricas por videolaparoscopia”, conclui o coordenador.
O diferencial do serviço oferecido pelo HUOP é o atendimento interdisciplinar na modalidade coletiva desde 2012. Na equipe multidisciplinar estão presentes endocrinologistas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais de saúde, proporcionando um tratamento integral e humanizado aos pacientes da região Oeste do Paraná.
A abordagem coletiva e multiprofissional aparece para melhorar a adesão do cuidado da obesidade no dia a dia do paciente. Para isso, o grupo fornece materiais de apoio, como guias e cadernos, para auxiliar no processo de mudança de estilo de vida. Além disso, há também um acompanhamento do progresso do paciente no pós-operatório.
Recomeço
Fernando de Jesus, 37 anos, morador de Cascavel, realizou a cirurgia bariátrica pelo HUOP há apenas um mês. O paciente menciona que um dos motivos pelos quais realizou o procedimento foi a interferência da saúde por conta da obesidade.
“Comecei a apresentar uma pré-diabetes e um problema de hérnia de disco que o sobrepeso estava agravando. A partir daí comecei a participar de reuniões coletivas que foram maravilhosas, sendo uma equipe fenomenal. Atualmente no pós-operatório me sinto muito melhor”, comenta.
Para Sergio Luiz Boreck, 34 anos, de Toledo, o processo até a cirurgia levou quase dois anos, uma luta de ganho e perda de peso durante o período. “Às vezes quando estava difícil ou complicado eu vinha na reunião de grupo e novamente me motivava”, menciona Sergio que foi operado a menos de um mês e já conseguiu perder 15 kg.
Como Acessar o SOCB
Para acessar o Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica (SOCB) do HUOP, é necessário passar por uma avaliação com um profissional de saúde em uma unidade básica. Após isso, o paciente é encaminhado para as Regionais de Saúde 9ª (Foz do Iguaçu), 10ª (Cascavel) ou 20ª (Toledo), até chegar ao Hospital.
Chegando à unidade hospitalar os pacientes são divididos em grupos onde passam por várias reuniões ao longo do ano, acontecendo uma vez ao mês, a partir disso o indivíduo está apto a seguir com o procedimento cirúrgico.
Assessoria de Comunicação Social
Alexsander Marques
Fotos: Guilherme Silveira