•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste participa da XV Reunião de Classificação e Correlação de Solos, em Manaus

O Laboratório do Estudo da Dinâmica Ambiental (LEDA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, participa nesta semana da XV Reunião de Classificação e Correlação de Solos (RCCs), em Manaus e que tem como objetivo reunir profissionais ligados à classificação de solos de um determinado ambiente, região ou estado.

Os perfis de solos e seus respectivos ambientes são pré-selecionados em uma campanha de campo por profissionais experientes, que avaliam aspectos como a representatividade ambiental (perfis modais), carência de estudos e reconhecida necessidade de aprimoramento dos critérios diagnósticos para o seu adequado enquadramento taxonômico no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS).

O LEDA participa do evento a partir das análises de fitólitos. Esses dados ajudaram nas discussões sobre a formação e classificação dos solos das várzeas e durante o encontro os participantes percorreram 1.400km pelas amplas planícies aluvionares do Médio Rio Amazonas e regiões do entorno.

A docente da Unioeste, Marcia Calegari, comenta sobre a participação feminina no evento. “As mulheres foram ganhando força e conquistando espaços também nas viagens para identificação de perfis nas RCCs. Este ano, 23 estão registradas, o que ajuda a contar esta história de conquistas para as mulheres da ciência do solo. Porque, não custa lembrar: lugar de mulher é onde ela quiser”, diz

O evento é promovido pelo Núcleo Regional Amazônia Ocidental (NRAO) da SBCS e organizado pela Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA), Embrapa Amazônia Oriental (CPATU), Embrapa Solos (CNPS), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.