Unioeste participa da XV Reunião de Classificação e Correlação de Solos, em Manaus
O Laboratório do Estudo da Dinâmica Ambiental (LEDA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, participa nesta semana da XV Reunião de Classificação e Correlação de Solos (RCCs), em Manaus e que tem como objetivo reunir profissionais ligados à classificação de solos de um determinado ambiente, região ou estado.
Os perfis de solos e seus respectivos ambientes são pré-selecionados em uma campanha de campo por profissionais experientes, que avaliam aspectos como a representatividade ambiental (perfis modais), carência de estudos e reconhecida necessidade de aprimoramento dos critérios diagnósticos para o seu adequado enquadramento taxonômico no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS).
O LEDA participa do evento a partir das análises de fitólitos. Esses dados ajudaram nas discussões sobre a formação e classificação dos solos das várzeas e durante o encontro os participantes percorreram 1.400km pelas amplas planícies aluvionares do Médio Rio Amazonas e regiões do entorno.
A docente da Unioeste, Marcia Calegari, comenta sobre a participação feminina no evento. “As mulheres foram ganhando força e conquistando espaços também nas viagens para identificação de perfis nas RCCs. Este ano, 23 estão registradas, o que ajuda a contar esta história de conquistas para as mulheres da ciência do solo. Porque, não custa lembrar: lugar de mulher é onde ela quiser”, diz
O evento é promovido pelo Núcleo Regional Amazônia Ocidental (NRAO) da SBCS e organizado pela Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA), Embrapa Amazônia Oriental (CPATU), Embrapa Solos (CNPS), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA).