Unioeste vai oferecer novo curso de tecnologias educacionais para servidores da educação de Cascavel

Foi assinado nesta sexta-feira (18), em Cascavel, um Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Prefeitura de Cascavel e a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI). O objetivo é oferecer um curso superior de Tecnologia em Design Educacional para professores do município.

Durante o evento realizado no auditório da Prefeitura, o secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, destacou a importância de os profissionais de educação acompanharem as novas tecnologias. “Cada vez mais compreendemos a necessidade da educação se reinventar para acompanhar o processo de formação da sociedade, especialmente a influência das tecnologias. Se a educação se tornar alheia a isso, ela se tornará desinteressante”, explicou Aldo.

Ele também enfatizou a necessidade de buscar alternativas que despertem o interesse dos alunos pelo conteúdo em sala de aula. Além disso, o acordo valoriza a formação docente. A estratégia, que já é aplicada em Toledo, será implementada em Cascavel a partir de 2025, inicialmente oferecendo 40 vagas.

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, ressaltou a importância da parceria com as prefeituras. “A Unioeste já é a maior Instituição formadora de professores da região, e esse movimento nos permitirá avançar significativamente nessa área. É fundamental que a Unioeste contribua para a formação dos professores da nossa região, beneficiando tanto os profissionais que receberão essa qualificação quanto os alunos”, destacou Webber.

Durante o evento, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, afirmou que esta parceria representa um patrimônio para a educação do município. “Essa parceria é um grande presente que estamos recebendo, e repassaremos isso aos nossos professores”, comentou Paranhos. Ele também lembrou que os profissionais de educação precisam cada vez mais integrar a tecnologia em sala de aula de forma a atrair a atenção dos estudantes, utilizando essa ferramenta para enriquecer a formação.

Participaram da assinatura do acordo de cooperação também a pró-reitora de Graduação da Unioeste, Aparecida Darc de Souza, a secretária de Educação de Cascavel, Márcia Baldini e a secretária de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Maristela Becker Miranda, além de diretores de escolas do município e servidores.

Após a assinatura do convênio o secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, recebeu um certificado em agradecimento ao apoio dado para a realização da Feira das Profissões de Cascavel.