Unioeste desenvolve projeto em genômica vegetal

Durante a Semana Paraná Faz Ciência, realizada de 7 a 11 de outubro em Maringá, foram apresentados os cinco projetos, com suas metas, entregas e perspectivas, coordenados e sob a gestão de cada um dos 5 Profissionais Top Managers contratados pela Fundação Araucária, em parceria com as Universidades Estaduais do Paraná. Dentre eles, se destacou o projeto de AgroGenômica, desenvolvidos cinco projetos, incluindo o da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Genômica Vegetal do Estado do Paraná, sob a direção da UNIOESTE, por meio do Top Manager e Pesquisador Visitante da UNIOESTE, Prof. Dr. Evaldo Ferreira Vilela. Este projeto e outros quatro estão desenvolvidos com financiamento da Fundação Araucária, em parceria a UEPG, TECPAR, UFPR e PUCPR.

O Prof. Vilela explicou que o projeto visa alcançar para o Paraná e para o Brasil, a garantia de uma soberania tecnológica necessária sobre a genética de sementes de plantas de importância, como soja e feijão. Para garantir resultados de curto, médio e longo prazo, foi estabelecida uma governança qualificada, com profissionais experientes na medição do impacto dos resultados de pesquisas. O que é uma inovação que dará grande repercussão à UNIOESTE e a Fundação Araucária.

O projeto em genômica vegetal da Unioeste-Fundação Araucária foca no estudo ainda na genômica de microrganismos do solo que influenciam as culturas. Com um horizonte de pesquisa que pode se estender a 16 anos, com elevados investimentos, a presença dos Top Managers é fundamental para garantir ao grupo de mais de 60 pesquisadores, de 11 instituições do Paraná, alcançar seus objetivos com sucesso.

Reginaldo Ferreira dos Santos, da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Genômica Vegetal, destacou que “este projeto fará uma diferença imensa para o Paraná no futuro. Estamos criando as bases para que o estado tenha seu próprio genoma de plantas, o que permitirá reduzir o uso de insumos e trará benefícios a sustentabilidade no meio rural, tanto do ponto de vista ambiental e social, como econômico para os produtores rurais. Seguramente, a Unioeste, o Oeste e todo o Paraná irão se beneficiar com este projeto”, explicou Reginaldo.

As áreas de atuação abrangem Agricultura & Agronegócio, Biotecnologia & Saúde, Energias Inteligentes, Cidades Inteligentes, Educação, Sociedade & Economia, Desenvolvimento Sustentável e Transformação Digital. O investimento total para o Programa Institucional Top Managers supera R$ 10 milhões.