Unioeste: Alunas do curso de Enfermagem promovem conscientização e bem-estar no Outubro Rosa

Alunas do curso de Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, realizaram uma programação especial em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. As atividades ocorreram na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Porto Belo e fizeram parte da disciplina de Saúde Coletiva III, sob a coordenação da professora Mara Cristina Ripoli.

Durante a ação, as estudantes ofereceram sessões de relaxamento voltadas para as colaboradoras da UBS, com técnicas como massagens faciais e nos pés, ventosaterapia e auriculoterapia. Além dos cuidados voltados ao bem-estar, as participantes receberam informações e orientações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, com destaque para a relevância do autoexame e da detecção precoce.

Para ambientar o espaço, a UBS foi decorada com balões e painéis temáticos referentes ao Outubro Rosa, criando um clima acolhedor e de conscientização. Um destaque especial foi a árvore de tecido, onde as participantes registraram suas digitais com tinta, simbolizando folhas ou flores, em um gesto coletivo de apoio à campanha.

A professora Mara Cristina Ripoli destacou a importância da iniciativa como parte essencial da formação dos estudantes de Enfermagem. "É fundamental que a formação dos nossos acadêmicos seja voltada para os reais problemas de saúde pública no Brasil. Dessa forma, inseri nas atividades ações de conscientização sobre o câncer de mama. É sabido que a detecção precoce desta doença aumenta sobremaneira as chances de cura e reduz a agressividade do tratamento”, afirmou.

Ela ainda alertou que a doença é a que mais acomete mulheres no Brasil. “O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no país. Por isso, o objetivo é conscientizar e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento”, disse.

Central de Comunicação Unioeste Foz do Iguaçu

Mohammad Ali Fayad