•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Ranking Internacional: Unioeste entre as melhores universidades do mundo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), ocupa mais uma vez posições relevantes no Word University Ranking (WUR), segundo a consultoria britânica Times Higher Education (THE), empresa especializada em dados do ensino superior. A Unioeste ocupa a 47ª colocação no Brasil e ainda de acordo com revista no ítem qualidade de ensino a Instituição ficou em 27ª no cenário brasileiro.

Considerando somente o primeiro índice da lista, que avalia especificamente a qualidade do ensino, as quatro estaduais paranaenses estão entre as 30 melhores universidades brasileiras. A Unioeste na posição 27; a UEL 17; a UEM, 19 e a UEPG, 30.

O reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, comentou sobre os resultados. “Essa classificação ratifica de que a Unioeste vem se destacando cada vez mais no cenário do ensino superior brasileiro, tanto pela qualidade do ensino como pelas pesquisas e extensão que oferece aos seus acadêmicos e comunidade. Esse destaque se deve especialmente a qualificação dos nossos docentes como também ao esforço dos agentes e o engajamento dos nossos acadêmicos. Somos uma Universidade jovem e tenho certeza de que alcançaremos patamares ainda maiores”, diz.

De acordo com a metodologia da consultoria, cada instituição é avaliada a partir de 18 indicadores de desempenho, que compõem cinco categorias de notas: ensino; ambiente de pesquisa; qualidade de pesquisa; perspectivas internacionais; e relação com a indústria.

A versão de 2025 do ranking, divulgada neste mês de outubro, classificou 2.092 instituições de ensino superior de 115 países, sendo 61 universidades do Brasil, entre públicas e privadas.

A posição da Unioeste é seguida pelas demais universidades estaduais: Universidade Estadual de Maringá 44ª, Universidade Estadual de Ponta Grossa 39ª e Universidade Estadual de Londrina na 35ª colocação, o que confirma a qualidade acadêmica do ensino superior público paranaense.

INTERNACIONALIZAÇÃO 

Nesta edição, a THE classificou a Unioeste em 58º lugar no indicador que analisa a perspectiva internacional, sendo a mais bem avaliada neste critério entre as instituições que compõem o Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná.

Nesse tópico são considerados aspectos como a proporção de professores estrangeiros em relação ao total de docentes das instituições, a porcentagem de alunos estrangeiros matriculados e a quantidade de publicações acadêmicas realizadas em colaboração com instituições de outros países.

Esse indicador reflete a capacidade de as universidades atraírem talentos de outras nações, além de incentivar a cooperação internacional em estudos científicos, fatores importantes para o intercâmbio e a pesquisa. As outras estaduais do Paraná figuram, nesse critério, nas posições 37 (UEPG), 47 (UEL) e 55 (UEM), entre as instituições brasileiras.

METODOLOGIA 

Para produzir os indicadores relacionados à pesquisa, a THE analisa uma série de dados bibliométricos, como a quantidade de pesquisas publicadas e citações, a partir da plataforma Scopus da empresa holandesa Elsevier, especializada em conteúdo científico.

Ao todo, foram mais de 157 milhões de citações analisadas, em 18 milhões de publicações acadêmicas reunidas na plataforma. Os critérios de avaliação também utilizam dados fornecidos pelas universidades e provenientes de pesquisas realizadas nas instituições de ensino superior.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.