Unioeste realiza cerimônia de início de Residência em Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico
Nesta segunda-feira (14) de outubro, o campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Foz do Iguaçu, foi palco da cerimônia de início do curso de Pós-Graduação lato sensu de Residência em Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico. O evento contou com a presença do secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Paraná, Aldo Nelson Bona, o reitor da Universidade e autoridades locais.
O curso de especialização tem como objetivo favorecer a inserção qualificada de 24 profissionais da Enfermagem para atuação nos cuidados e tratamentos dos pacientes críticos do Hospital Municipal Padre Germano Lauck de Foz do Iguaçu. Os profissionais terão aulas tanto no campus da Universidade quanto na unidade hospitalar, sendo financiado pela Itaipu Binacional.
Durante a cerimônia, o secretário da SETI, Aldo Nelson Bona, destacou a importância da formação. “Que bom que a residência é essa oportunidade que a Universidade oferece para profissionais de várias áreas. É um orgulho estar na Unioeste. Desejo que vocês residentes deem o seu melhor é um momento de muita aprendizagem além de um trabalho árduo. Por isso é preciso ter força de vontade e muito animo”, afirma.
O reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, comenta sobre a importância das residências no estado do Paraná. “A residência junto com o projeto dos egressos com certeza tem feito grande diferença no hospital e na formação, pois a universidade pública, ela não apenas forma ela transforma. E a residência é talvez a melhor formação possível para qualquer profissão, tanto que o professor Aldo buscou esse projeto baseado na saúde das residências e implantou em diversas áreas do estado, para a profissionalização e melhoria”, diz.
“Eu fico feliz de vir aqui hoje e saber que esse projeto faz parte de um titulação que teve a prefeitura como componente, a Itaipu Binacional como financiadora e que teve a Universidade como executora, nenhum de nós estaríamos vivendo esse momento se nós não tivéssemos dados as mãos e essas mãos foram unidas não apenas com esse projeto, e aqui eu quero fazer um agradecimento especial ao Sergio, a você e a toda equipe que estava no Hospital Municipal durante a pandemia, onde germinou a primeira iniciativa de parceria da Universidade com a prefeitura e o Hospital na base de formação, qualificação e Pós-Graduação”, comenta o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro.
O Diretor-Geral da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, Sergio Moacir Fabriz, menciona a sua trajetória na coordenação dos hospitais públicos de Cascavel e Foz do Iguaçu. “Sempre defendi muito a residência, porque sabemos o quanto renovou e qualificou o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) em Cascavel que hoje já não enxerga mais o hospital sem as residências. É com muita satisfação que estamos tendo o dia de hoje e com muita alegria que também quero enaltecer a Itaipu Binacional, porque sem ela esse projeto não seria possível”.
“A gente viu essa residência nascer, assim como está vendo muita coisa do Centro nascendo. Desejo muito sucesso ao programa, aos residentes, os coordenadores, os professores que desenvolvem, tanto nas clínicas, quanto no nosso HUOP e agora aqui no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, projetos de um valor inestimável. Para nossos 24 residentes, nossas boas-vindas, vocês estão em uma grande Universidade, com grandes profissionais aqui e que vocês possam usufruir de toda qualificação que nós oferecemos”, comenta a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, Sanimar Busse.
A coordenadora da especialização, Profa. Lilian Lessa Cardoso, mencionou a alegria de participar do momento histórico para Foz do Iguaçu e para o curso de Enfermagem da Unioeste. “Nós estamos reunidos aqui para realizar um sonho antigo do colegiado, que é pleitear uma residência para nossa cidade e região. Muitos estão aqui e não mediram esforços para que isso acontecesse. Eu quero estender um agradecimento a todos os envolvidos e não foram poucos. Esses 24 residentes que estão aqui, estão fazendo história e a Unioeste tem muita história para contar. Feliz e grata estou porque fui e fiz parte da primeira turma de Enfermagem. E para realizar este momento, vocês imaginam a gratidão que tenho. E para vocês eu gostaria de dizer, deem o seu máximo. Eu sei que todos estão aqui com grandes expectativas, medos, inseguranças, mas vocês com certeza serão profissionais de extrema qualificação”, conclui.