Unioeste apresenta Tabela Periódica adaptada para alunos com deficiência visual no Paraná Faz Ciência

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, está participando do Paraná Faz Ciência, realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com um projeto voltado à inclusão educacional de pessoas com deficiência visual. A iniciativa, que está sendo exposta no evento, apresenta uma tabela periódica adaptada para alunos com deficiência visual.

O projeto está com 16 anos de atuação no desenvolvimento de materiais didáticos voltados para o ensino da Química. Os trabalhos foram iniciados confeccionando cada elemento químico em peças geradas por caixinhas de papelão e gesso, passamos por silicone e resina e atualmente todo os materiais são modelados em 3D e impressos nas mais modernas impressoras do mercado.

As 118 peças que representam os elementos químicos na tabela periódica, está finalizada, a partir disso, o projeto segue para a fase pedagógica apresentando o método para os professores da rede pública de ensino da região Oeste e para os alunos com deficiência visual matriculados no ensino médio.

“Chegamos ao principal motivo de realizarmos este projeto de extensão, permitir a inclusão dos alunos com deficiência visual uma melhor metodologia de aprendizagem, possibilitando aos alunos a igualdade no processo do conhecimento”, comenta o coordenador do projeto, Prof. Marcos Freitas de Moraes.

A equipe do projeto é composta pelos acadêmicos: Diogo Salamanc, Fabiana Hey e Nathan Norbiato e a egressa Beatriz Ribeiro, sob a coordenação do Prof. Marcos Freitas de Moraes.