Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade promove inclusão e qualidade de vida
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, há 14 anos conta com o projeto de extensão "Universidade Aberta à Terceira Idade" (UNATI). Programa que atualmente atende mais de 150 alunos e alunas de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, oferecendo diversas atividades e cursos voltados para o público da terceira idade. A iniciativa é uma das que estão participando do Paraná Faz Ciência na Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O programa se caracteriza como uma atividade que pretende integrar e inserir a pessoa idosa à sociedade, possibilitando a aquisição e atualização de novos conhecimentos, bem como de promover a saúde mental e física dessas pessoas. O projeto tem como propósito atender cidadãos com idade a partir e superior a 55 anos, contando com mais de 120 participantes matriculados no ano de 2024.
A Unati se destaca também na promoção da longevidade saudável por meio da diversidade de atividades que visam melhorar a qualidade de vida, promover a educação continuada a saúde e o bem-estar, e acima de tudo o compromisso de valorizar a experiência de vida de seus alunos.