Geo Lab Maker: inovação e aprendizado prático no ensino de Geografia da Unioeste
O Projeto Geo Lab Maker está associado ao curso de Licenciatura em Geografia do campus de Marechal Cândido Rondon e foi um dos trabalhos apresentados na 4ª edição do Paraná Faz Ciência, representando a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Coordenado pelo professor Ericson Hideki Hayakawa, o projeto oferece atividades que utilizam geotecnologias, realidade aumentada e virtual, impressão 3D e corte e gravação a laser. O objetivo é desenvolver materiais que possam ser usados nas diversas disciplinas de geografia, tornando mais palpáveis alguns temas. “Demonstrando por meio de protótipos feitos em 3D, fica mais fácil, por exemplo, explicar o que é uma bacia hidrográfica ou um relevo”, informou o professor.
Segundo o coordenador do projeto, esses diferenciais também despertam o interesse dos acadêmicos e novos alunos, pois são mais um exemplo da qualidade de ensino oferecida pela Unioeste. “O mundo externo fora da universidade tem consumido esses produtos, e a Unioeste tem incorporado esses itens à rotina dentro da sala de aula e nos laboratórios”, finalizou Ericson.
O Geo Lab Maker é um espaço de criação e colaboração que proporciona uma aprendizagem significativa e prática. Além disso, desenvolve pesquisas para a criação de materiais didáticos personalizados, especialmente para o ensino de geografia, e ainda, contribui com projetos de extensão como o Solo na Escola, o Ensino de Geociências e o Lablud.