•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Veículo movido a hidrogênio é destaque no Paraná Faz Ciência

Um projeto desenvolvido pelos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, está sendo destaque durante o Paraná Faz Ciência, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trata-se de um carro elétrico, movido a célula a combustível de hidrogênio.

O veículo tem a mesma autonomia de um veículo elétrico movido a bateria, mas o protótipo desenvolvido pelos estudantes da Unioeste tem uma célula a combustível de hidrogênio e que não traz nenhum tipo de prejuízo ao meio ambiente, pois o que o “escapamento” emite, é vapor d’água.

“Nos últimos anos a equipe do Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), tem direcionado os esforços para atender essa demanda de construir um veículo a hidrogênio que seja limpo e que venha de encontro com a ideia da descarbonização da frota. Está sendo uma tendência esse tipo de combustível e os alunos estão se dando muito bem e aprendendo muito com isso”, afirma o professor do curso de Engenharia Elétrica, Fernando José Gaiotto.

O professor ainda comenta sobre os investimentos do projeto. “O investimento começou com a sensibilização do nosso reitor Alexandre ao falar com o secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Nelson Bona, em ter uma possibilidade de financiamento, um edital que nos apoiasse e assim foi realizado. A partir disso recebemos o apoio da secretaria e começamos a adquirir células de combustíveis, investimentos em materiais e insumos, como também parcerias da Itaipu Parquetec", conclui.

O projeto começou a ser desenvolvido por professores e acadêmicos da Unioeste em 2023 e contou com o trabalho de cerca de 30 pessoas. A produção do protótipo foi possível por meio de apoio da SETI. E nesse ano a equipe já participou de uma competição internacional no Rio de Janeiro, promovido pela empresa Shell.

O Shell Eco-marathon é um evento de eficiência energética que reúne jovens estudantes dos cinco países latino-americanos. E na edição a equipe foi convidada para a próxima etapa que será em abril de 2025 no Indianapolis Motor Speedway, nos Estados Unidos.

A equipe foi a primeira da América Latina a ser aprovada nas inspeções técnicas. Ao todo havia 41 equipes participando, sendo que seis concorriam a categoria conceito urbano, dessas apenas quatro passaram pela inspeção técnica e uma concluiu a prova.

O protótipo desenvolvido pela Unioeste foi o único veículo brasileiro concorrendo na categoria de conceito urbano a hidrogênio e representa um desafio para eficiência energética.

Paraná Faz Ciência

O Paraná Faz Ciência e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia resultam de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Fundação Araucária e a UEM, acontecendo até esta sexta-feira (11) de outubro.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.