Unioeste recebe visita de professor canadense para debater sobre processamento de sinal

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, recebeu a visita do professor Leszek Szczecinski, do Instituto Nacional de Pesquisa Científica (INRS), vinculado à University of Quebec, no Canadá. Durante sua passagem, ele conheceu o laboratório de Microrredes, um projeto do Programa de Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação (PGEEC).

O professor foi recepcionado pelo Diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE), Prof. Dr. Romeu Reginato, pelo coordenador do Mestrado em Ciência da Computação da Unioeste, campus Cascavel, Prof. Dr. Luiz Antonio Rodrigues e pelo Prof. Dr. Eduardo Khun, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Toledo.

Após a visita ao laboratório, o pesquisador ministrou uma palestra, intitulada "Minha defesa do processamento de sinal bayesiano". O evento foi destinado a docentes e estudantes da Instituição, e abordou alguns conceitos de processamento estatístico de sinais voltadas para a resolução de problemas regulares em áreas como da comunicação digital, aprendizagem automática, matemática aplicada e classificação.

Leszek Szczecinski elogiou a infraestrutura da Unioeste e revelou o interesse em futuras colaborações com a instituição. “Estou ansioso para discutir com o corpo docente daqui. Principalmente ao relacionamento com os programas de Pós-Graduação. O objetivo é viabilizar que diferentes universidades possam participar ou compartilhar conhecimentos com os alunos de pós-graduação”, comenta.

Ele ressaltou que o objetivo da visita não é trazer conhecimentos prontos, mas explorar formas de construir algo novo em conjunto.

Central de Comunicação Unioeste Foz do Iguaçu

Mohammad Ali Fayad