Pesquisadores da Unioeste apresentam trabalho sobre acessibilidade no SVR em Manaus

Pesquisadores e estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), participaram do Virtual and Augmented Reality Symposium (SVR) 2024, realizado em Manaus, para apresentar o artigo intitulado “What if HMDs could generate audio descriptions of real scenes for visually impaired people?”, escrito em colaboração da Unioeste e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que explora novas tecnologias para fornecer descrições de áudio em tempo real para pessoas com deficiência visual, utilizando dispositivos de exibição montados na cabeça (HMDs).

A equipe da Unioeste foi composta pelos professores Dr. Claudio Roberto Marquetto Mauricio, Profa. Dra. Fabiana Frata Furlan Peres, o Assessor de Igualdade e Promoção Social da Unioeste, Ivã José de Pádua, que é uma pessoa com deficiência visual e um dos autores do artigo, além de quatro alunos do curso de Ciência da Computação. A pesquisa despertou grande interesse no SVR 2024, especialmente pela sua aplicação prática e impacto potencial na acessibilidade.

A presença de Ivã de Pádua movimentou o evento. Sua participação reforça a importância de se desenvolver soluções tecnológicas com base nas necessidades reais dos usuários, e sua visão como pesquisador e beneficiário das tecnologias propostas enriquece ainda mais o debate.

Além das atividades técnicas, o evento também proporcionou momentos culturais. Os participantes puderam conferir uma apresentação da Orquestra de Manaus no icônico Teatro Amazonas, um dos mais importantes teatros do Brasil e principal cartão-postal da cidade. A apresentação, que combinou a grandiosidade do espaço histórico com a beleza da música clássica, ofereceu uma experiência cultural única e foi amplamente apreciada pelos participantes.

A Importância da Pesquisa em Acessibilidade

O trabalho apresentado no SVR 2024 foca em uma questão essencial: como tornar ambientes reais mais acessíveis para pessoas com deficiência visual através de tecnologias assistivas avançadas. Ao utilizar dispositivos HMDs para capturar e descrever o ambiente ao redor do usuário de forma auditiva, o projeto abre portas para um futuro mais inclusivo e independente para pessoas com deficiência.

As descrições em tempo real permitem que os usuários compreendam melhor seu entorno, ajudando na navegação em espaços físicos, identificação de objetos e interação social. Esse avanço tecnológico tem grande potencial de aplicação na própria Unioeste, beneficiando diretamente alunos, funcionários e visitantes com deficiência visual.

Aplicação na Unioeste

A proposta de utilizar a tecnologia desenvolvida no ambiente acadêmico da Unioeste é promissora. A instalação de sistemas que fornecem descrições de áudio em tempo real pode facilitar a mobilidade e a inclusão de alunos com deficiência visual, melhorando sua experiência no campus e sua autonomia nas atividades acadêmicas. Além disso, o desenvolvimento contínuo dessas soluções no ambiente da universidade fortalece a capacidade da Unioeste de contribuir para a pesquisa de ponta em acessibilidade.

A Unioeste avança na inovação tecnológica e inclusão social, e a participação no SVR 2024 reforça o papel da Universidade como promotora de ciência e desenvolvimento para todos.