Unioeste conquista 2° lugar no Paraná em bolsas para iniciação à docência
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) alcançou o 2º lugar do Paraná em processo nacional para concessão de bolsas para iniciação à docência. Entre todas as Universidades brasileiras a Unioeste garantiu a 27ª posição de mais de 290 selecionadas. O edital foi promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o objetivo de apoiar a formação de docentes em colaboração com as redes públicas de ensino.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma ação do Governo Federal em atividade desde 2007, integrando a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e constitui-se enquanto uma prática orientada e supervisionada dos estudantes de cursos de licenciatura em escolas públicas. Nesta edição, foram previstas 80.040 cotas de bolsa em todas as Unidades da Federação.
Para concorrer a estas bolsas, cada instituição poderia submeter um projeto, que seria analisado quanto à técnica e mérito. A pontuação final foi obtida por meio da somatória da média da pontuação do projeto institucional com a média da pontuação alcançada por outros subprojetos.
O Projeto Institucional Pibid Unioeste 2024 busca proporcionar a inserção dos acadêmicos das licenciaturas no cotidiano das escolas públicas. Composta por 17 núcleos (15 subprojetos) nas áreas da Pedagogia/Alfabetização; Química; Biologia; História; Educação Física; Geografia; Letras/Português/Inglês/Espanhol; Matemática; Filosofia; Ciências Sociais; Letras/Libras e Enfermagem. Os subprojetos propostos pelos docentes dos cinco campi da Unioeste, totalizam 408 bolsas de iniciação à docência para licenciandos. As atividades dos subprojetos serão desenvolvidas em 51 escolas públicas de educação básica da região Oeste e Sudoeste do Paraná.
“O Pibid é um programa do governo federal governamental para os cursos de Licenciatura, porque além das bolsas este programa oportuniza uma formação de professores para nossos estudantes fortemente articulada com a prática pedagógica no espaço das escolas públicas. Esta integração entre universidade e escola nos ajuda a orientar nossas ações dentro dos cursos de Licenciatura da Unioeste para contribuir de forma assertiva com o desenvolvimento da educação pública”, comenta a Pró-reitora de Graduação, Aparecida Darc de Souza.
Para o coordenador Institucional do Pibid Unioeste, Prof. Dr. Valdecir Soligo, com a divulgação do resultado a Universidade tem a consolidação de um processo amplo de participação. “Participamos de todos os editais desenvolvendo e aprimorando as atividades o que nos possibilitou atingir o resultado excelente, 27ª colocação a nível nacional obtendo nota máxima no Projeto Institucional (200 pontos) e 92,80 na média dos subprojetos (pontuação máxima para subprojetos é 100 pontos). Agora entramos na fase de implementação do trabalho, com a seleção de escolas, acadêmicos, professores supervisores da rede pública de educação”, diz.
Com o resultado, a Unioeste ficou atrás apenas da Universidade Federal da Integração da Latino-Americana (Unila) no Paraná e em primeiro lugar entre as Instituições de Ensino Superior Estaduais.