Central de Notícias

Campus de Marechal Cândido Rondon comemora 30 anos da Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) comemora três décadas de impacto na educação e no desenvolvimento regional com uma série de eventos ao longo do mês de setembro. E nessa sexta-feira (20), a programação dos 30 anos, foi realizada no campus de Marechal Cândido Rondon.

São três décadas e milhares de pessoas envolvidas na construção da Universidade, referência da região Oeste e Sudoeste do Paraná e contribuindo significativamente para o progresso socioeconômico de Marechal Cândido Rondon. Diversos projetos de extensão e pesquisa realizados têm gerado inovação e colaborado para o fortalecimento de diversas áreas.

A Unioeste, que teve suas atividades iniciadas com apenas alguns cursos de graduação, hoje oferece uma ampla gama de opções acadêmicas: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Geografia, História, Letras – Português/Espanhol, Letras – Português/Inglês e Zootecnia. Possuindo também seis programas de Mestrado, cinco de Doutorado e um Minter Internacional. Ao todo, possui mais de 1.600 alunos.

Durante o evento houve o lançamento da TV Interativa do campus de Marechal Cândido Rondon. A novidade permite consultar imagens históricas do campus, fotos de ex-diretores e reitores. A TV Interativa está instalada no saguão principal do prédio administrativo, permitindo o acesso por quem circula pela universidade.

O reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, agradeceu a presença de todos os presentes na solenidade e a oportunidade de conhecer um pouco mais da história de cada campi da Universidade. “Sempre enfatizo que quem não respeita o passado, não constrói o presente e não consegue planejar o futuro. Quero falar da felicidade e satisfação de ser um ex-aluno e nesse momento dos 30 anos da Unioeste estar como reitor. A essência de uma Universidade é a inquietação é querer o melhor e a mudança. Obrigado por todos aqueles que construíram essa grande Universidade, pois essa luta de cada um valeu a pena, sem essa batalha a Unioeste jamais seria o que é hoje”, diz.

Gilmar Ribeiro de Mello, vice-reitor da Unioeste, expressou sua satisfação de estar na cerimônia dos 30 anos da Unioeste no campus de Marechal Cândido Rondon. “Quero parabenizar o professor Alexandre pela iniciativa de propor aos diretores essa comemoração em cada campi da Universidade, dessa maneira estamos conhecendo um pouco mais das características da história de cada campi, onde cada um tem as suas particularidades, sendo muito importante para que a gente consiga compreender como a Instituição se transforma ao longo do tempo. A Unioeste como conhecemos hoje só foi possível por essa união, pelo trabalho coletivo de todas as unidades, dos professores, agentes universitários e alunos que passaram pela Universidade durante todo esse tempo”, menciona.

“Muitas pessoas participaram dessa história da Unioeste e se empenharam muito para chegar aonde estamos agora. Foi um trabalho fantástico a criação das fundações universitárias, para que pudéssemos realmente chegar a Unioeste, uma Universidade nota máxima pelo MEC. Vejo que o trabalho feito dentro da Universidade foi realmente diferenciado, ter essa nota máxima que a gente conseguiu foi sendo construída desde o passado com muito empenho de todos. Também quero elogiar a agradecer aos mais de 9 mil formados pelo Unioeste em Marechal Cândido Rondon, tanto na graduação como na pós-graduação durante todo esse período e um agradecimento especial aos que ainda participam dessa caminhada”, comentou o diretor-geral da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, Prof. Emerson Fey.

O representante dos agentes universitários aposentados do campus de Marechal Cândido Rondon, Valdir Weirich, disser ainda que a Unioeste é uma grande referência e uma das melhores universidades brasileiras. “É uma honra fazer parte dessa Instituição e todos esses resultados positivos que vemos, se deve também pelo trabalho dos servidores e a comunidade acadêmica que lutam para o bem do ensino universitário e para o bem do nosso Brasil, formando pessoas de conhecimento que tanto o país necessita no dia de hoje”.

“Agradeço o convite para fazer parte dessa homenagem. Falar dos 30 anos de reconhecimento da Unioeste é voltar ao começo, no tempo em que éramos uma Universidade diferente. Não podemos deixar de mencionar os feitos de todos os cursos e pessoas que contribuíram com bons docentes e reitores, como o curso de Letras do campus de Marechal Cândido Rondon que conquistou em 2000 seu primeiro lugar no Provão do MEC, a aprovação dos estudantes do curso de Direito no exame da Ordem dos Advogados do Brasil e que ano após anos é motivo de orgulho. Como professora aposentada tenho certeza de que a Unioeste foi um belo texto das nossas vidas e que lemos muitas vezes”, a professora e representante dos Docentes aposentados, Maria Beatriz Zanchet.

O diretor do campus de Marechal Cândido Rondon no período do reconhecimento da Unioeste pelo MEC, Tarcísio Vanderlinde, contou um pouco sobre a história da Unioeste. “Gostaria de mencionar que me sinto muito honrado pelo privilégio de compartilhar neste momento algumas palavras e agradecer àqueles que tiveram a oportunidade de viver a época do reconhecimento. A caminhada tem dado certo, os resultados da jornada surpreenderam, porém o reconhecimento não deve ser interpretado como uma dádiva que nos foi presenteado, pois foi o resultado do empenho de muitas pessoas, nesse sentido é preciso reconhecer o trabalho antecedente que possibilitou o nascimento da Instituição”, afirma.

A diretora do Centro de Ciências Agrárias e representando os demais diretores de Centro da Unioeste, Profa. Marcela Abbado Neres, mencionou que toda a comunidade acadêmica pode acompanhar nestes 30 anos da Unioeste o crescimento dos três centros do campus de Marechal Cândido Rondon. “Que sempre estão voltados para o tripe do ensino, pesquisa e extensão. Com enfoque na inovação tecnológica e sustentabilidade, atuando no intuito de promover o desenvolvimento regional. Reconhecemos o grande avanço e os novos desafios ao reafirmamos o nosso compromisso como diretores de centro em continuar fornecendo junto com todos os docentes, discentes e servidores uma educação pública, gratuita e de qualidade, voltada aos anseios da população do Paraná e do Brasil”, diz.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.