Laboratório da Unioeste recebe pesquisadores da Bahia

O Laboratório Multidisciplinar de Estudos da Dinâmica Ambiental (LEDA), do curso de geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), coordenado pela profa. Dra. Marcia Calegari está recebendo a visita do Dr.  Gustavo Luis Schacht, professor do curso de geografia e da pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), e da mestranda Larissa Gomes dos Santos Oliveira do PPG em Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A visita para estudos de fitólitos é parte da parceria entre o LEDA, UFRB e UFBA, para desenvolvimento do projeto “Caminhos da Ligação entre Mata Atlântica e Amazonia. Compreendendo por onde, como e quando as florestas úmidas migraram ao interior da Bahia”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).

O projeto iniciou em 2023.  Já foram realizadas duas campanhas de campo na Bahia, para descrição e coleta de perfis de solo para o estudo paleoambiental.

Agora, está em desenvolvimento a etapa de extração e análise de fitólitos no LEDA. Com esses estudos espera-se compreender as rotas de migração das formações de vegetação úmida pelo interior da Bahia.