Eaicti 2024: Inscrições começam a ser realizadas em setembro

Pesquisadores que tiverem interesse em participar do 10º Encontro Anual de Iniciação Científica da Unioeste, devem ficar “de olho” nos prazos. Com temática  “Estratégias para Desenvolvimento Sustentável”, o evento começa a receber inscrições no dia 1º de setembro nas modalidades participantes, moderadores e avaliadores. Os prazos podem ser consultados no site: www.unioeste.br/portal/eaicti/2024/.

Os trabalhos enviados são analisados por um comitê científico composto por professores pesquisadores doutores da Unioeste, que integram o Comitê Assessor de Bolsas de Iniciação Científica - CIPIC. Estes trabalhos, se aprovados, são publicados nos anais eletrônicos do evento. Atualmente, a Unioeste tem 500 bolsas de Iniciação Científica, além de 494 grupos de pesquisa e 566 linhas de pesquisa.

Assim como na edição anterior, o 10º EAICTI, será realizado de forma remota e gratuita, sem cobrança de taxas. Além da submissão dos trabalhos no formato de Resumo Expandido, os acadêmicos também deverão enviar as apresentações em formato de vídeo conforme as normas e tutoriais para publicação e vídeo

O Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnologia e Inovação é um evento de natureza multidisciplinar, que congrega todas as áreas do conhecimento, e tem como principais objetivos avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas/acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

O Programa de Iniciação Científica é mantido com recursos destinados à pesquisa, tecnologia e inovação e inserção social do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (Fundação Araucária) e pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). EAICTI é o momento de divulgação das contribuições científicas envolvendo os temas desenvolvidos na Instituição pelos discentes de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação

Durante a realização do 10º EAICTI, serão indicados os trabalhos do Prêmio de Iniciação Científica/2024, como forma de reconhecimento e estímulo aos alunos de Iniciação Científica e aos docentes orientadores, cujos trabalhos se destacarem em cada grande área do conhecimento.

Mara Vitorino.