Unioeste adere ao Pacto por Eleições Pacíficas do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), aderiu nesta sexta-feira (16) de agosto, ao pacto pela realização de Eleições Pacíficas, iniciativa organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), reforçando assim o compromisso da Instituição com a promoção de eleições justas e transparentes.

O objetivo da iniciativa é garantir que as Eleições 2024 transcorrem de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de assédio eleitoral, de desinformação e de discurso de ódio, buscando envolver diversas instituições e entidades civis na defesa da lisura do processo eleitoral.

Por meio do pacto, serão realizadas ações de prevenção e combate às fraudes nas cotas de gênero e ao assédio eleitoral, orientações às siglas partidárias, capacitação de órgãos públicos e privados e de sindicatos de trabalhadores sobre os temas e medidas para educar e conscientizar o eleitorado, como a Central de Combate à Desinformação do TRE/PR.

Durante a assinatura do termo, o Reitor da Unioeste, Alexandre Webber, destacou a importância da participação da universidade em ações que fortalecem a democracia e asseguram a legitimidade das eleições. “Nós precisamos entender que o respeito é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa. Então essa parceria entre a Unioeste e o TRE/PR é fundamental”, diz.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, comenta que o órgão está percorrendo o Estado na busca de divulgar o pacto pela paz nas eleições de 2024. “A eleição deve ser uma disputa de ideias e diálogos, então é muito importante a participação da Unioeste mobilizando a sociedade da região Oeste e Sudoeste do Paraná para desenvolver essa cultura da paz e contra o discurso de ódio nas eleições deste ano”, afirma.

Ao participar dessa iniciativa, a Unioeste colabora com o TRE-PR em atividades que visam informar e mobilizar a comunidade acadêmica e a população em geral sobre a relevância de um processo eleitoral íntegro.

Alexsander Marques