Unioeste oferece curso gratuito de matemática à comunidade

O curso de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, está oferecendo curso preparatório gratuito de Matemática (Promat) para alunos do Ensino Médio que estudam na rede pública e pretendem ingressar no Ensino Superior.

O projeto de extensão Promat da Unioeste tem como objetivo oferecer aos alunos da rede pública estadual à preparação ao vestibular e ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a apropriação de conteúdos, conceitos e estruturas matemáticas, para minimizar dificuldades de aprendizagens, despertando assim o gosto pelo estudo da Matemática, por meio de vivências e experiências pedagógicas significativas para o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato, ao mesmo tempo, proporcionar um tratamento especial nos conteúdos de matemática frequentes no ENEM e vestibulares.

Para o estudante do 4º ano do curso de Matemática, Ruan Pablo Pfeffer Gallio, participar do projeto é uma experiência muito interessante. “Está contribuindo muito para a nossa formação como professor. Por ser um projeto em que apenas nós, alunos, ministramos a aula e sem restrições de uma escola normal, conseguimos ter um ambiente mais descontraído e que podemos experimentar diversas abordagens, algo que torna uma experiência mais divertida tanto para nós como para os alunos”, diz.

Durante o curso são oferecidos conteúdos de matemática da Educação Básica exigidos nos concursos vestibulares da Unioeste, no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e em outros processos seletivos. “As ações do Promat, além de proporcionarem aos alunos inscritos, conhecimentos sobre conceitos matemáticos, contribuem com a formação dos discentes envolvidos com o projeto. Pois, promove o desenvolvimento de saberes, experiências, práticas, posturas pedagógicas e outras habilidades como o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a capacidade de resolver problemas de maneira criativa. Além disso, estreita as relações do curso com a comunidade, proporcionando aprendizado tanto para os nossos alunos quanto para os inscritos”, menciona a professora Pamela Gonçalves.

As aulas acontecem aos sábados, das 8h às 11h40 no campus da Unioeste em Cascavel, e tem início no dia 24 de agosto. Já as inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de agosto, pelo link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdXyTKmphJyQbwWNv7UNeQZHArXhQ2i4RQxVkREYwLDbFVAcg/viewform

Alexsander Marques