Unioeste integra Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) deu um importante passo na expansão das oportunidades de pós-graduação ao se filiar à Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação (AUIP). A parceria coloca a Unioeste em conexão com 268 instituições de ensino superior na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.

A AUIP promove uma variedade de oportunidades acadêmicas, incluindo bolsas de mestrado e doutorado, programas de cotutela, dupla diplomação e missões técnicas. A associação também oferece premiações e desenvolve redes de pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

A adesão à AUIP permitirá que todos os campi da Unioeste possam participar de editais específicos, ampliando as possibilidades de colaboração e desenvolvimento acadêmico para estudantes e professores. Como declara o Assessor-Chefe de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, Rafael Mattiello. “A entrada na AUIP vem de uma extensa pesquisa em que verificamos que a associação pode trazer benefícios a curto, médio e longo prazo para a internacionalização dos nossos Programas de Pós-Graduação de todas as áreas do conhecimento e para todos os campi. Além disso, com a filiação ampliamos as parcerias da universidade com mais de 260 instituições de pesquisa por meio da representação da Unioeste feita pelo Reitor Alexandre Almeida Webber, que com a filiação passa a integrar a Assembleia Geral da Associação”, diz.

Em sua estrutura, a AUIP é dirigida por uma Assembleia Geral, onde todos os Reitores das instituições integrantes são representados e elegem um Presidente. Sua sede fica na Espanha e conta com um Diretor Geral enquanto Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Peru e República Dominicana contam com Diretorias Regionais visando tornar a AUIP um espaço representativo dentro da especificidade dos Programas de Pós-Graduação de cada país e região.