Unioeste divulga novo Painel de Informações da Pós-Graduação Stricto Sensu

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), através do Gabinete do Vice-Reitor, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), anuncia o lançamento do Painel de Informações dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da universidade.

O lançamento do painel marca a primeira entrega de uma série de painéis de informações que serão disponibilizados para facilitar o acesso e a visualização dos dados institucionais. Gilmar Ribeiro de Mello, Vice-Reitor da Unioeste e coordenador da equipe de Inovação Digital, destaca a importância desta iniciativa: “Desde o início de 2024, temos trabalhado para identificar as principais demandas da nossa comunidade acadêmica. Uma necessidade clara era a de tornar os dados da universidade mais acessíveis e visuais. Este painel é uma resposta direta a essa demanda e representa um avanço significativo na gestão acadêmica e administrativa da Unioeste”, diz.

A ferramenta foi desenvolvida a partir dos dados do Sistema Stricto, garantindo que as informações refletidas sejam precisas e atualizadas. Gabriela Artini da Silva, membro da equipe de Inovação Digital e responsável pela construção dos painéis no Power BI, explica: “O painel não é apenas uma ferramenta de gestão interna, mas também um meio de promover a transparência com a comunidade externa. Trabalhamos para que todas as informações estejam organizadas de maneira clara e acessível, oferecendo uma visão abrangente dos cursos de pós-graduação da Unioeste”.

Christiano Brito, Diretor do NTI da Unioeste, reforça o papel da tecnologia na melhoria dos processos institucionais: “A criação deste painel demonstra como a tecnologia pode ser um aliado poderoso na gestão acadêmica. Com a atualização semanal dos dados, estamos garantindo que a Unioeste tenha sempre à disposição informações confiáveis e atualizadas, essenciais para a tomada de decisões estratégicas”, comenta.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Unioeste, Sanimar Busse, o Painel de Informação da Pós-Graduação da instituição representa um marco para a Pró-Reitoria. “Através deste painel, a comunidade acadêmica, pesquisadores, alunos e a sociedade em geral terão acesso a dados detalhados e atualizados sobre nossos programas de mestrado e doutorado. Acreditamos que essa iniciativa contribuirá para fortalecer a nossa pós-graduação, atrair novos talentos e fortalecer parcerias com outras instituições. Convidamos a todos a explorarem o painel e a utilizarem as informações disponíveis para tomar decisões mais assertivas sobre seus projetos de pesquisa e estudos. Queremos registrar também nossos agradecimentos à equipe do NTI, sob supervisão do Professor Anibal Mantovani Diniz, à Assessoria e à Diretoria de Pós-Graduação da PRPPG, que trabalharam incansavelmente sobre os dados para gerar os indicadores disponíveis no Painel”, menciona.

O Painel de Informações da Pós-Graduação Stricto Sensu da Unioeste é um passo em direção à modernização e transparência na gestão universitária, e faz parte de um conjunto de ações previstas para os próximos anos, todas voltadas para o amadurecimento digital da instituição.

Os interessados podem acessar o painel através do link: https://www.unioeste.br/portal/prppg/indicadores/painel-de-dados-mestrado-doutorado

Alexsander Marques