Unioeste: Extensão atua para promoção dos direitos à comunidade do Sudoeste do Paraná

Com o intuito de tecer redes e estimular a discussão junto à comunidade do Sudoeste do Paraná, o projeto de extensão ‘Diálogos Lgbtrans’, vinculado ao curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão, tem o objetivo de construir um canal de diálogo entre a população e a universidade.

Uma das atribuições do projeto são questões relativas à retificação de nome para pessoas trans, auxiliando no procedimento junto ao cartório, confecção de nova identidade, CPF, carteira de motorista, título eleitoral e carteira de trabalho. Ao mesmo tempo, realizando pesquisa sobre a temática LGBTQIAP+ e grupos de estudos.

Para a coordenadora da iniciativa extensionista, Melissa Barbieri de Oliveira, o projeto também oferece outros serviços para a população. “Também trabalhamos fazendo atividades de formação com os(as) profissionais que atendem a comunidade LGBTQIAP+, pois há questões específicas desta população que ainda não são conhecidas e nem constam nos currículos da graduação das mais diversas áreas como direito, enfermagem, medicina, serviço social. Então é muito satisfatório ter a oportunidade de dialogar sobre esses temas, desmistificar algumas situações de preconceito e discriminação”, diz.

Guilherme Zanon, egresso do curso de Direito da Unioeste e atualmente voluntário da iniciativa, enfatiza que fazer parte do projeto de extensão é uma experiência agregadora para a formação acadêmica e pessoal. “Compartilhar com a comunidade nossos estudos e trabalhos é essencial. Para mim, o projeto é um espaço de acolhimento, trocas de experiência e conhecimento, onde aprendo a importância e a complexidade da luta pelos nossos direitos e onde consigo me expressar sem limitações”, comenta.

Os interessados em saber mais sobre o projeto podem entrar em contato pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., na página no Instagram: @dialogoslgbtrans e telefone (46) 3520-4867 ou também presencialmente na Unioeste, campus Francisco Beltrão, Bloco 4 - Andar 1º - Sala 414, de segunda a quinta-feira das 13h30 às 17h30.

Alexsander Marques