Unioeste recebe professor da Universidade do Quebec em Montreal

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), está recebendo o professor canadense, Dr. Carey Nelson Speaker, da Université du Québec à Montréal, para uma agenda de eventos e de reuniões com os docentes do programa Paraná Fala Idiomas (PFI) e dos cursos de Letras do campus de Cascavel e Foz do Iguaçu.

Na Unioeste, Carey Nelson, também realiza ações de aperfeiçoamento pedagógico com instrutores do PFI – Francês e Inglês, além de atividades de intervenção linguística junto aos alunos de graduação e pós-graduação.

Para o coordenador do programa Paraná Fala Idiomas – Francês, professor Antônio Marcio Ataíde, a vinda do pesquisador à Unioeste tem como objetivo fortalecer a interação tanto do programa de francês como de inglês oferecido pela instituição. “O pesquisador Carey Nelson é nosso parceiro há muito tempo, onde tem auxiliado na ampliação do PFI na universidade”, diz.

Dr. Carey Nelson Speaker, menciona a importância e o objetivo de sua visita à Unioeste. “A minha presença aqui tem o objetivo duplo de apresentar informações sobre as culturas francesa e inglesa, bem como explorar as oportunidades de colaboração entre pesquisadores e possibilitar o intercâmbio de estudantes, permitindo que alunos brasileiros viagem ao Canadá e que acadêmicos canadenses venham ao Brasil”, diz.

O Assessor de Relações Internacionais da Unioeste, Rafael Matielo, comenta que existe um convênio de mobilidade entre a Universidade de Quebec e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). “Nesse sentido é indispensável essa formação multilinguística da nossa comunidade, de forma a fomentar as cooperações, mobilidades dos indivíduos e experiências multiculturais da comunidade”, enfatiza.

A visita do pesquisador na Unioeste faz parte da agenda organizada pelo programa, em comemoração aos 10 anos do PFI, permitindo uma troca de experiências em todas as universidades estaduais do Paraná.

O programa Paraná Fala Idiomas tem como objetivo impulsionar as Instituições de Ensino Superior (IES) a promoverem ações de internacionalização e ultrapassarem barreiras geográficas por meio do aprendizado de novas línguas. Todos os cursos são gratuitos e exclusivos à comunidade acadêmica da Unioeste e das outras seis universidades estaduais do Paraná.

Alexsander Marques