Reunião entre Unioeste e USP discute abertura de Turma de Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública

Em um passo significativo para o avanço da educação superior na região, a Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) representada pela Pró-Reitora de Pesquisa e pós-Graduação, profa. Sanimar Busse e o Diretor Geral da Unioeste Campus Foz do Iguaçu, Sergio Moacir Fabriz, receberam a visita do Diretor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) Prof. Pedro Palha e das docentes Jacqueline Ballestero, Flavia Azevedo e Thais Oliveira do Programa de Pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP-USP.

O encontro teve como objetivo discutir as tratativas para a abertura de uma nova turma de doutorado interinstitucional em saúde pública, visando a qualificação de profissionais da área multidisciplinar em saúde, que atuam no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e nos campi.

A reunião ocorreu nesta segunda-feira, 29 de julho, e abordou aspectos fundamentais para a implementação do programa, com a identificação de potenciais parceiros e das possibilidades de internacionalização. O Programa Interinstitucional de Doutorado (DINTER) estará vinculado ao Mestrado Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste campus Foz do Iguaçu e contará com a colaboração de docentes do programa em disciplinas e orientações.

Em 2015, foi estabelecido o primeiro DINTER entre as duas instituições, com o aporte financeiro da ITAIPU Binacional e Fundação Araucária, resultando na formação de 33 doutores. Essa parceria possibilitou a implantação do Programa de Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira na Unioeste e estabeleceu-se um importante vínculo entre a Unioeste e a USP Ribeirão Preto.

O diretor geral da Unioeste destacou a importância dessa parceria. "Esse doutorado é importante, pois fortalece o nosso programa de pós-graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira e proporcionará a qualificação de profissionais e professores da Unioeste e região. Além de fomentar novas pesquisas, que poderão contribuir na assistência e gestão dos serviços públicos de saúde".

Por sua vez, o diretor da Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto também ressaltou os benefícios da iniciativa. "É fundamental, pois percebemos que há uma grande demanda para formação em doutorado nessa região. Quanto mais pesquisadores, maior é o progresso da ciência e tecnologia. Acreditamos no potencial da região e será uma troca mútua entre profissionais e professores de ambas as instituições."

Os Programas de Doutorado Interinstitucional, são regulamentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e fazem parte de uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo a expansão e interiorização da formação de doutores no Brasil. Através dele, instituições consolidadas podem colaborar com universidades de regiões menos assistidas, promovendo um intercâmbio de conhecimento e recursos que fortalece o ensino e a pesquisa em todo o país.

A expectativa é que a primeira turma de doutorado em saúde pública, fruto dessa parceria entre a Unioeste e a USP Ribeirão Preto, tenha início no próximo ano, abrindo novas perspectivas para a área da saúde na região oeste do Paraná.

Estiveram presentes também o coordenador do mestrado Saúde Pública em Região de Fronteira (PPGSF) prof. Helder Ferreira; a diretora do Centro de Educação, Letras e Saúde (CELS), profa. Adriana Zilly; e os docentes do Mestrado, Oscar Kenji Nihei e Luciana Aparecida Fabriz.

Central de Comunicações Campus Foz do Iguaçu

Mohammad Ali Fayad