Unioeste: Programa de Educação Tutorial em Computação complementa formação acadêmica de estudantes

Criado para lidar com ações inovadoras e repletas de desafios e oportunidades, além de ampliar o conhecimento de professores e acadêmicos, o Programa de Educação Tutorial (PET) em Computação, vinculado ao curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, busca proporcionar aos alunos condições para a realização de atividades extracurriculares que complementam sua formação acadêmica.

O programa foi criado em dezembro de 2010, sendo o primeiro do campus de Cascavel. Através de suas atividades, o PETComp busca promover o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos seus integrantes, incentivando a integração entre teoria e prática, além de contribuir para a formação de profissionais altamente qualificados e engajados com a sociedade.

Durante os 14 anos do programa, muitas atividades já foram e são desenvolvidas como: Divulgação do curso de Ciência da Computação; PET Voluntariado; participação em eventos técnico-científicos, visitas técnicas e culturais; CinePET: filmes, documentários e palestras; projetos individuais de iniciação científica; atividades de apoio ao ensino de programação; seminários; leitura não-técnica, e modelagem e impressão 3D.

Para o professor do curso de Ciência da Computação da Unioeste, Guilherme Galante, o programa é uma oportunidade única do aluno ter contato com diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Ao longo do ano são realizadas inúmeras atividades que têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação”, diz.

Alexsander Marques