Francisco Beltrão: Projeto de extensão auxilia jovens na inserção no mercado de trabalho

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano como também para as habilidades técnicas e comportamentais dos jovens do ensino médio público, o projeto de extensão ‘Primeiro Emprego’, vinculado ao curso de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão, vem promovendo a capacitação dos jovens para o ingresso e manutenção no mercado de trabalho. Além disso, proporciona a formação cidadã de acadêmicos da instituição.

O projeto está em desenvolvimento desde 2010 e atende jovens com idade entre 14 e 18 anos, visando o aumento da inserção no mercado de trabalho. Do início até hoje, a iniciativa extensionista já atendeu mais de 1.000 alunos da região Sudoeste do Paraná.

Durante o projeto, os jovens são atendidos com cursos que englobam diferentes temáticas, como: Oratória e comunicação, educação financeira, empreendedorismo e mercado de trabalho, direito e deveres dos trabalhadores, mapeamento comportamental, formulação de currículos, imagem profissional, habilidades sociais e processo de escolha profissional.

“O projeto de extensão nesses 14 anos já ganhou uma proporção bem significativa na sociedade, porque possuímos alguns professores da própria Unioeste, mas também temos voluntários da comunidade como radialistas, advogados, empreendedores de diversos segmentos. Portanto, a iniciativa liga a universidade a profissionais do mercado e alunos das escolas públicas da região”, comenta a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Jucelia Appio Frizon.

A estudante Luiza Klein participou da iniciativa extensionista no primeiro ano do ensino médio, em 2017. Atualmente formada pela Unioeste e trabalhando em uma instituição financeira, percebe o impacto significativo que essa experiência teve em sua vida. “Os encontros e as aulas proporcionadas pelo projeto não apenas me prepararam para os desafios profissionais, mas também contribuíram para meu desenvolvimento pessoal. Aprendi não apenas habilidades técnicas, mas também ganhei confiança e uma visão mais ampla do mundo”, diz a acadêmica.

Além disso, Luiza conta que entrar no mercado de trabalho já preparada é essencial para o futuro, e o projeto foi fundamental no caso dela. “O mercado de trabalho está repleto de novas possibilidades, e é crucial estarmos preparados para abraçá-las. Minha trajetória desde o Projeto Primeiro Emprego até minha posição atual é um testemunho da importância de investir em nosso próprio crescimento desde cedo. Que todos os participantes se empenhem ao máximo, pois o conhecimento adquirido e as conexões feitas durante esse período serão fundamentais ao longo de suas jornadas profissionais e pessoais”, finaliza.

Alexsander Marques