Unioeste disponibiliza o uso de certificações digitais via sistema: Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) passa a adotar a Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu). O serviço de certificação digital é oferecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e provê o suporte necessário para a emissão de certificados digitais e chaves de segurança, para alunos, professores e servidores da universidade.

O sistema fornece infraestrutura para emissão de certificados digitais e chaves de segurança. O ICPEdu é uma identidade virtual gratuita, emitida online, e pode ser usada para validar a identificação em diversos procedimentos digitais, como assinaturas eletrônicas e cifragem de documentos.

A adesão, configuração e oferta desse serviço foram realizadas pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) em conjunto com a iniciativa de Inovação Digital do Gabinete do Vice-Reitor da Unioeste.

O professor do curso de Ciência da Computação e Assessor Executivo da Reitoria da Unioeste, Claudio Roberto Marquetto Mauricio, destaca a importância do certificado digital para toda a comunidade acadêmica: “Com o uso desse certificado, tanto os alunos quanto os professores e servidores terão uma maneira segura e ágil de assinar documentos eletrônicos, validar identidades e garantir a autenticidade nas tarefas que vão além do sistema eProtocolo. A adesão à ICPEdu é um passo importante para a modernização e digitalização dos serviços na Unioeste. Tenho certeza de que todos se beneficiarão dessa iniciativa”, diz.

Christiano Julio Pilger de Brito, Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Unioeste, afirma que: “Em nossa adesão ao Certificado Digital ICPEdu, o NTI implementou todos os procedimentos necessários para garantir a segurança e eficiência na emissão dos certificados. A equipe técnica seguirá atuando para garantir uma experiência confiável e ágil para a comunidade”, comenta.

Para obter o Certificado Pessoal ICPEdu basta acessar o link: Emissão do Certificado e fazer login com as credenciais da Unioeste. Consulte as orientações detalhadas pelo link: Manual do Usuário.

Mais informações estão disponíveis na Central de Ajuda da RNP

Alexsander Marques